Comunidade judaica de Belmonte convida grupo de Israel para comemorações da Páscoa

Trinta e cinco pessoas de Israel e mais um grupo de estudantes portugueses foram convidados pela comunidade judaica de Belmonte a participarem na celebração da “Pessach”, que é considerada a “Páscoa judaica”.

“Convidámos para estar entre nós um grupo de israelitas, que estará a fazer um roteiro por Portugal, bem como alguns alunos que estudam o judaísmo e que também se vão juntar à comunidade judaica de Belmonte na comemoração desta data milenar”, disse na terça-feira o rabino Elisha Salas.

Elisha Salas também especificou que os israelitas estarão em Belmonte na sexta-feira para participarem numa celebração realizada já após o pôr do sol, enquanto a visita dos alunos portugueses, essencialmente oriundos de Porto e Lisboa, se prolonga até sábado.

A “Pessach”, que é celebrada ao longo de uma semana, também é conhecida como “Festa da Libertação” e assinala o dia em que hebreus se libertaram da escravidão no Egito, dando origem ao povo judaico.

Segundo Elisha Salas, aquela comunidade também já está a preparar esta festa, que de acordo com a lei judaica implica uma limpeza minuciosa das residências de modo a libertá-las de qualquer tipo de “chametz” – alimentos e utensílios que possam estar relacionados com o fermento.

Por esse motivo, matzá (pão ázimo), que os judeus comem por estes dias, mas que é de muito difícil confeção, foi encomendado num centro de distribuição localizado em Paris.

Igualmente integrados nas comemorações da semana da “Pessach”, em Belmonte, estão marcados vários serviços religiosos especiais a ter lugar na Sinagoga ao longo de toda a semana, bem como a realização de um jantar comunitário e de amizade e de vários passeios familiares no campo, que deverão “contribuir para o convívio entre todos os elementos da comunidade e promover a reflexão e a oração”.

A comunidade judaica de Belmonte conta atualmente com cerca de 120 pessoas.


Conteúdo Recomendado