Companhia de Teatro ASTA distinguida com Prémio Europeu

O Projeto Tell Me esteve a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA.

O Projeto Europeu Tell Me – Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe, acaba de ser distinguido com o European Language Label.

A cerimónia de entrega desta distinção ocorrerá no Europe Festival, que decorre de 7 a 9 de maio em Florença, Itália.

Este Prémio é anualmente atribuído a projetos e iniciativas que promovam o acesso e aprendizagem das diferentes línguas, através de formas inovadoras, como é o caso do Tell Me que têm o teatro como ferramenta para o ensino e integração de migrantes, como explica uma nota da organização.

A implementação e coordenação do projeto em Portugal esteve a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA.

O Tell Me é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro. O projeto científico foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado, num consórcio europeu, várias estruturas que se dedicam ao ensino e à arte dramática, refere a mesma fonte. Este pioneiro projeto foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta inovadora metodologia, que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática através do teatro.

Além da ASTA, a equipa do projeto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga, da Suécia, e dois relevantes organismos de Itália, o Nuovo Comitato, de Gubio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo diretor científico do projeto, Jacopo Fo, e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade de Loreto.

Segundo uma nota da ASTA, trata-se de um projeto experimental, onde foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo dos últimos dois anos de trabalho e pesquisa que decorreu em Portugal, Itália e Suécia, tendo a equipa pedagógica e criativa do Tell Me desenvolvido vários materiais didáticos, de entre os quais faz parte um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas, nomeadamente Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco.

O projeto Tell Me será disponibilizado para download gratuito, AQUI.

Com a atribuição deste importante prémio ao projeto Tell Me, a ASTA eleva para 20 o número de distinções alcançadas, oriundas de países como Argentina, Espanha, França, Marrocos, Portugal e agora o European Language Label, com um carácter europeu.

 


Conteúdo Recomendado