Como podem as empresas portuguesas obter financiamento da UE com taxas de juro reduzidas

Sendo o acesso ao financiamento essencial tanto para iniciar como para expandir a atividade empresarial, é muito relevante o conhecimento da informação disponível no portal www.access2finance.eu, ferramenta útil para start-ups, empresas e empresários interessados numa candidatura aos fundos comunitários.

Como podem as empresas portuguesas obter financiamento da UE com taxas de juro reduzidas sendo o acesso ao financiamento essencial tanto para iniciar como para expandir a atividade empresarial, é muito relevante o conhecimento da informação disponível no portal www.access2finance.eu, ferramenta útil para start-ups, empresas e empresários interessados numa candidatura aos fundos comunitários.

O portal sobre o financiamento europeu é uma ferramenta que as empresas devem utilizar uma vez que reúne vasta informação existente na UE sobre a matéria.

Também oferece informação sobre os procedimentos necessários para aceder aos instrumentos de financiamento suportados pelos diversos programas europeus, cuja verba ultrapassa os 100 mil milhões de euros.

O Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas 2014/2020 (COSME) é um deles: apoia as PME no acesso ao financiamento e aos mercados, através de dois instrumentos – garantia para a obtenção de crédito (com empréstimos até 150 mil euros) e um mecanismo de reforço dos capitais próprios.

O InnovFin (Horizonte 2020) é outro programa a reter: empréstimos e garantias para empresas inovadoras e financiamento de projetos de I&D.

O Programa para o Emprego e Inovação Social (EaSI), concebido para a criação ou desenvolvimento de micro-empresas, é outra solução a ter em conta – os empréstimos podem atingir os 25 mil euros.

Em Portugal, existem mais de 40 entidades (bancos, fundos de capital de risco, sociedades de garantia ou investidores de capital) que asseguram serviços de intermediação financeira em parceria com as instâncias comunitárias.

Start-ups, empresas e empresários de qualquer dimensão ou setor podem aceder ao financiamento, cabendo a decisão de apoiar, ou não, o investimento às instituições financeiras locais. E estas irão praticar, à luz do co-financiamento da UE, taxas de juro reduzidas e requisitos menos exigentes na contratação de garantias.

O consórcio português da Enterprise Europe Network – a maior rede europeia de apoio às PME da qual a AIP faz parte –, promoveu recentemente um inquérito online para fazer o diagnóstico da situação e divulgar os resultados obtidos junto da Comissão Europeia para que esta melhore a sua resposta em matéria de acesso às fontes e modalidades de financiamento.


Conteúdo Recomendado