Comissão Europeia defende uma nova visão mais inclusiva da educação e da formação até 2020

Um relatório elaborado conjuntamente pela Comissão Europeia (CE) e os Estados-Membros defende o reforço da cooperação em matéria de educação e formação até 2020 e, em especial, a promoção da inclusão social nas escolas da Europa.

A Comissão Europeia propôs reforçar, a nível europeu, a cooperação em matéria de educação e formação até 2020. No projeto de relatório conjunto com os Estados-Membros, a Comissão Europeia defende sistemas de educação e formação europeus mais inclusivos do ponto de vista social, enquanto parte dos esforços mais vastos para dar resposta à radicalização subsequente aos ataques ocorridos em 2015, em Paris e Copenhaga.

O relatório propõe uma tónica política mais acentuada, capaz de responder com maior eficácia aos desafios mais prementes que se colocam à nossa sociedade. O relatório propõe igualmente definir novas prioridades para cinco anos, em substituição dos anteriores ciclos de três anos, para permitir um impacto a mais longo prazo.

As seis novas prioridades identificadas no relatório propostas pela Comissão são:

– Competências e aptidões relevantes, de qualidade e orientadas para os resultados, com vista à empregabilidade, à inovação e à cidadania ativa;

– Educação inclusiva, igualdade, não discriminação e promoção de competências cívicas;

– Sistemas de educação e formação abertos e inovadores, plenamente ancorados na era digital;

– Apoios reforçados aos educadores;

– Transparência e reconhecimento de competências e qualificações para facilitar a mobilidade da aprendizagem e da mão-de-obra;

– Sustentabilidade do investimento, do desempenho e da eficácia dos sistemas de educação e formação.

Para mais informações:

Relatório Conjunto sobre a Educação e a Formação 2020


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