Comércio a retalho aumenta 6,8% em janeiro

O comércio a retalho subiu 2,5% em Portugal em janeiro deste ano face ao mesmo mês de 2014, enquanto na variação em cadeia, face a dezembro, teve o maior aumento da UE ao crescer 6,8%, divulgou o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas europeu, no primeiro mês de 2015, o volume de vendas do comércio a retalho subiu 3,7% na zona euro e 4% na União Europeia (UE) no primeiro mês deste ano face a janeiro do ano passado.

Já na comparação mensal, entre dezembro e janeiro, a variação do comércio a retalho foi de 1,1% na zona euro e 0,8% nos 28 países da UE.

Em Portugal, a variação em cadeia de 6,8% no comércio a retalho em janeiro torna-o mesmo o país com o maior aumento, sendo de referir que acontece depois da queda registada em dezembro de 3,2%).

Seguem-se entre os países com maiores aumentos neste indicador a Polónia (+3,1%), Alemanha (+2,9%) e Eslováquia (+2,4%), enquanto as maiores baixas registaram-se no Reino Unido (-0,9%), Lituânia (-0,5%) e Bulgária e Irlanda (-0,1% cada um).

Já na variação homóloga, o comércio a retalho em Portugal aumentou 2,5% em janeiro, sendo este o segundo mês consecutivo de crescimento.

Nesta comparação, entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2014, as mais fortes altas nas vendas do comércio a retalho aconteceram no Luxemburgo (10,7%), Hungria (8,2%), Polonia (7,5%) e Roménia (6,8%). Em sentido contrario, as maiores quedas foram observadas na Finlândia (-1,2%) e na Bélgica (-0,3%).

 


Conteúdo Recomendado