Comemorações do centenário de Eduardo Lourenço continuam hoje em Almeida

A evocação do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, coordenada pela Câmara da Guarda e pelo CEI, irá prolongar-se até 23 de maio de 2024.

Começaram na terça-feira em Almeida e na Guarda, as comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2020) que vão incluir dezenas de atividades durante um ano para celebrar a vida e o pensamento do filósofo e ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco (Almeida). E hoje apresentam mais atividades em Almeida com “Conversas ao Largo”, no Largo Eduardo Lourenço, a partir das 15 horas.

Depois da sessão de abertura que conta com a presença do presidente do município, António Machado, segue-se o Painel 1 sobre “A cultura portuguesa e o legado de Eduardo Lourenço”, e cerca das 16h15 o Painel 2 sobre “Território, História e Pensamento em Eduardo Lourenço, António Telmo e Orlando Victorino”.

No final há música e poesia, e a iniciativa termina com uma Ginja de Honra.

Recorde-se que o programa comemorativo teve início no dia de aniversário do professor, escritor, ensaísta e filósofo considerado «um incansável pensador de Portugal, da sua identidade e destino, sendo unanimemente reconhecido como um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea». O ponto de partida foi a sua aldeia natal, onde foi inaugurado um memorial.

Já na Guarda, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) recebeu a sessão solene de abertura das celebrações, a inauguração da exposição fotográfica “Contrariado, mas vou…”, da autoria de Alfredo Cunha, e o congresso “Leituras de Eduardo Lourenço”. O lançamento de alguns livros na BMEL e algumas exposições. Foi também inaugurada uma escultura pelo artista plástico, Pedro Figueiredo, no Jardim José de Lemos, na Guarda. E ainda houve um concerto “In Memoriam de Eduardo Lourenço”, pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a direção do Maestro Osvaldo Ferreira com a participação especial do ator José Neves, no Teatro Municipal da Guarda.

A evocação do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, coordenada pela Câmara da Guarda e pelo CEI, irá prolongar-se até 23 de maio de 2024.


Conteúdo Recomendado