Comandante volta a pedir novas instalações para o comando da Guarda da PSP

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6b/Bras%C3%A3o_de_Armas_da_Pol%C3%ADcia_de_Seguran%C3%A7a_P%C3%BAblica.svg/744px-Bras%C3%A3o_de_Armas_da_Pol%C3%ADcia_de_Seguran%C3%A7a_P%C3%BAblica.svg.png

O comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, o intendente Salvado Lopes, reafirmou ontem a necessidade de aquela estrutura policial ser dotada com novas instalações, pois as atuais são de “extrema deficiência”.

“As instalações, na generalidade dos nossos serviços na cidade da Guarda, não estão de forma alguma em consonância com as exigências policiais que são feitas a um Comando desta dimensão nem com a qualidade e dignidade de que se deve revestir um serviço público desta natureza”, afirmou o responsável na cerimónia comemorativa do 130.º aniversário do comando distrital da PSP da cidade mais alta do país.

Salvado Lopes lembrou que as atuais instalações do edifício do Comando, onde esteve instalado o extinto Governo Civil, “já serviam a PSP em 1897 quando o seu efetivo era de 26 profissionais”.

Segundo o comandante, um novo edifício para a PSP da Guarda permitirá a concentração dos serviços que se encontram atualmente dispersos e a resolução dos “problemas de acentuada exiguidade das atuais instalações da sede de Comando Distrital”.

A Direção Nacional da PSP, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal da Guarda estão empenhados na resolução do problema, entendendo trata-se de um processo “que, pela sua urgência, não pode parar”.

O Diretor Nacional da PSP, Luís Farinha, que presidiu à cerimónia comemorativa, adiantou aos jornalistas que “há um processo em curso” para dotar a PSP da Guarda com novas instalações, mas disse “aguardar serenamente” pelo seu desenvolvimento.

“A Direção Nacional está empenhada, conforme está o senhor presidente da câmara e o MAI, em que se arranje uma solução que permita agregar num único espaço as instalações dispersas do Comando Distrital da Guarda e criar melhores condições de trabalho”, afirmou.

Já o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, disse no seu discurso que é sabido do seu empenho para, naquilo que estiver ao seu alcance, poder “ajudar a que, amanhã, o Comando Distrital da PSP da Guarda se sinta ainda com melhores condições de trabalho”.

Lembrou que as várias entidades envolvidas no assunto estão a realizar um trabalho de “análise” para que o problema seja resolvido.

Álvaro Amaro lembrou as dificuldades orçamentais de todas as instituições, mas referiu que esse facto não deve fazer “esmorecer” o que considera ser “muito importante” para a PSP local.

O autarca reafirmou ainda a disponibilidade do município para resolver o problema das instalações, reconhecendo que se trata de “uma justíssima reivindicação” daquela força policial.


Conteúdo Recomendado