Colheita de Sangue em Manteigas

A recolha decorrerá no próximo dia 1 de maio, das 09h00 às 13h00, na sede dos Bombeiros Voluntários de Manteigas.

“Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos”, pode ler-se no SNS. Os homens podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses sem qualquer prejuízo. As mulheres não podem estar grávidas, a amamentar, nem ter tido um aborto ou parto há menos de 3 meses.

O que é um dador regular?

O dador regular de sangue adquire esse estatuto quando pratica este ato cívico pelo menos duas vezes por ano. Este dador está automaticamente convocado a dar sangue quando decorre o intervalo mínimo fixado entre dádivas.
Como obter um Cartão Nacional de Dador de Sangue?

Todas as pessoas que tenham dado sangue, pelo menos uma vez, podem ter o Cartão Nacional de Dador de Sangue. É gratuito e pode ser solicitado no serviço onde dá sangue. Neste documento consta informação do dador, como o grupo sanguíneo, número de dádivas, datas e locais.

Onde pode dar sangue?

Se quer dar sangue, pode consultar os locais de colheita na plataforma dador.pt. Nos locais de colheita deve apresentar um documento de identificação com fotografia e preencher um questionário. Posteriormente, será avaliado por um profissional de saúde qualificado que determinará a sua elegibilidade para a dádiva de sangue, através de uma avaliação clínica e exame físico (como determinação do seu peso, altura, hemoglobina e tensão arterial).

Uma APP para dadores

O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) tem disponível uma aplicação gratuita que permite ao dador receber alertas sobre o estado do estoque nacional, a melhor altura para fazer a sua doação e ainda o lugar mais próximo onde poderá efetuá-la. Além disso, sempre que um tipo de sangue estiver em falta, os dadores desse grupo sanguíneo são avisados.


Conteúdo Recomendado