Coletividades da Guarda cantam hoje as Janeiras

Cerca de trezentas pessoas de vinte coletividades do concelho da Guarda reúnem-se no palco do grande auditório para uma grande celebração.

Hoje, sábado, dia 6 de janeiro, pelas 21h30, cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Cerca de trezentas pessoas de vinte coletividades do concelho da Guarda reúnem-se no palco do grande auditório para uma grande celebração, evocando assim, sob orientação musical de César Prata, os cantos de janeiras.

Cantar as janeiras significava pedir aos mais abastados que partilhassem um pouco da sua riqueza com os mais pobres. As janeiras eram, portanto, uma oportunidade para manifestar solidariedade, para ajudar aqueles que mais precisavam. E no escuro da noite lá vinha uma morcela, um presunto, frutos secos. Quando o pedido não era correspondido existiam também quadras apropriadas para responder ao gesto avaro.

Esta iniciativa encerra a programação de Natal da Câmara da Guarda, onde será também entregue o prémio de 1000 euros à melhor montra de Natal 2017.


Conteúdo Recomendado