Codebits avança para a 7ª edição e experimenta UCodebits na Covilhã

http://allaboutcloud.info/wp-content/uploads/2014/01/Cloud-Storage.jpg

A diversidade de tecnologia mas também de outras valências associadas vai marcar mais uma edição do Codebits, que tem início esta semana. Celso Martinho admite que as expetativas são altas.

O modelo já é por demais conhecido dos leitores do TeK: durante 3 dias o Codebits reúne cerca de 900 geeks que no mesmo espaço têm acesso a Talks, Workshops e a possibilidade de participarem num concurso de programação de 24 horas. Pelo meio não faltam momentos de animação, networking, jogos e até experiências gastronómicas como os “famosos” Tacos Nucleares.

Tudo acontece a partir de quinta-feira, dia 10 de abril, no Meo Arena, onde o SAPO e a PT reservaram duas salas para acolher todos os participantes, os parceiros e centenas de especialistas de várias áreas que vão partilhar experiências e conhecimentos.

Celso Martinho, CTO e co-fundador do SAPO (e “pai” do Codebits), explicou ao TeK que este será um evento muito forte em termos de conteúdos e diversidade de tecnologias e valências. “Tentamos sempre surpreender os participantes e o nosso objetivo é que no final fiquem com uma vontade desmensurada de volta”, adiantou.

O planeamento do evento já começou há muitos meses com a preocupação de acompanhar as tendências e procurar diversificar os temas abordados nas talks e parcerias. Celso Martinho defende que a democratização que aconteceu na área de software nos anos 90, e que deu origem a uma geração de jovens muito preparados que impulsionaram vários projetos (entre os quais o SAPO), está a acontecer na área de hardware, arte e design.

“As barreiras de acesso estão a cair. E hoje sabemos que para desenhar um bom produto é preciso ter equipas polivalentes e pessoas com conhecimentos nas várias áreas, e não só bons programadores”, justifica.

É esta mistura que a PT e o SAPO querem promover no Codebits 2014, juntando no evento a programação, mas também hardware, drones, robots e componentes de design.

Este ano serão quase 900 os participantes no Codebits, num modelo totalmente gratuito, e mais uma vez as inscrições superaram as expetativas, embora só estivessem abertas cerca de um mês.

Um brainstorming gigante a fervilhar de ideias
A dinâmica do Codebits estende-se muito para além do espaço do MEO Arena, e Celso Marinho admite que este é uma oportunidade para a PT e o SAPO conseguirem uma maior proximidade com o talento de centenas de jovens que ajudam a empresa a “pensar fora da caixa” e a preparar novas evoluções.

“O Codebits é um off-site onde temos contacto com centenas de ideias. São 3 dias de forte brainstorming, mesmo que nem sempre estas venham diretamente dos projetos vencedores”, adianta Celso Martinho.

O interesse passa também por divulgar a imagem de que o SAPO é uma fábrica de tecnologia da PT e o maior projeto de Internet em Portugal, um ecossistema onde há muitas oportunidades para fazer projetos. E por isso o Codebits também funciona como montra de vários projetos e novos serviços.

Codebits @Universidade da Covilhã
Este ano o Codebits tem também uma experiência nova: em paralelo com o evento em Lisboa vai decorrer um UCodebits na Covilhã, tirando partido da ligação à Universidade da Beira Interior e ao DataCenter inaugurado no ano passado na cidade.

“O UCodebits é uma experiência que vamos fazer este ano mas a ideia é alargar a outras Universidades com as quais temos relações fortes […] acreditamos em evoluções incrementais”, explica o diretor técnico do SAPO.

O formato é um pouco diferente e não colide com o Codebits principal, reunindo cerca de 100 pessoas, principalmente estudantes da Universidade, mobilizados com os docentes. “Vai haver desafios interessantes para os participantes com concursos de programação e prémios”, justifica.

Apesar da ideia lançada no ano passado de realizar um Codebits no Brasil – a decorrer em simultâneo com o de Lisboa – este ano esse projeto teve de ficar suspenso devido a um contratempo “quase cinematográfico” relacionado com o local onde se ia realizar o encontro. Mas Celso Martinho garante que o projeto se mantém vivo, embora não possa adiantar qualquer data para a sua concretização.

Entretanto o espaço do Meo Arena está a ser preparado para mais uma edição do Codebits e o vídeo que partilhamos abaixo dá conta dos preparativos.


Conteúdo Recomendado