Clube Escape Livre promoveu Aventura Dacia para dar a conhecer o "Encanto das Beiras"

Realizou-se no passado fim de semana a 12ª edição da Aventura Dacia, evento organizado pelo Clube Escape Livre, em colaboração com a Dacia, exclusivo para modelos Dacia Duster e Sandero Stepway.

Pela primeira vez, a Aventura Dacia espraiou-se pelas paisagens de Tábua desfrutando do Encanto das Beiras e ofereceu uma pontinha de adrenalina com a passagem pelas três classificativas da primeira etapa do Rali de Portugal 2023, Lousã, Góis e Arganil. Reunindo 36 modelos Dacia e 90 pessoas, a edição deste ano da Aventura Dacia foi, uma vez mais, enorme sucesso estando já em preparação a edição 2024.
A 12ª Aventura Dacia arrancou com a receção aos participantes no Luna Hotel de Tábua que, depois de receberem todo o material para o evento, foram recebidos no Centro Cultural de Tábua pelo vereador da Câmara Municipal, David Pinto.

Aí teve lugar a apresentação do concelho e alguns filmes elucidativos da capacidade turística de Tábua, assim como o briefing do passeio.

Ao lado, no Jardim Sarah Beirão decorreu, depois, uma prova de vinhos e degustação de produtos da região. No final da tarde, todos os participantes visitaram a Capela Senhor dos Milagres e a Igreja Matriz onde foram recebidos pelo pároco local.

Céu cinzento e alguns chuviscos receberam a caravana, sábado de manhã, que se encaminhou para os troços da Lousã e Góis, feitos com piso húmido e sem pó. A Quinta do Hospício, na Lousã, foi palco da primeira paragem para retemperar forças, num pequeno lanche oferecido com a colaboração da Câmara Municipal da Lousã.

Já a classificativa de Arganil foi percorrida com piso seco e com muito pó, deixando uma antevisão daquilo que os pilotos do Mundial de Ralis vão experimentar daqui a uma semana durante o Rali de Portugal.

Esta passagem pelos troços da primeira etapa do Rali de Portugal 2023 reuniu o consenso dos participantes, agradados com a injeção de adrenalina oferecida pelo Clube Escape Livre nesta Aventura Dacia.

Após o almoço junto ao Rio Alva, na Praia da Ronqueira, foi degustada a cerveja artesanal Taboa, cortesia da Junta de Freguesia de Mouronho. O percurso continuou atravessando as vinhas da Adega Ladeira da Santa, onde nova paragem criou a oportunidade de uma prova de vinhos.

O longo dia de sábado terminou com o jantar no Luna Hotel de Tábua onde foram entregues os troféus SPAL aos participantes e feitos alguns reconhecimentos, antecedendo a merecida noite de repouso.

O derradeiro dia encaminhou os participantes para outro momento alto deste evento: o Penedo C’Abana. Graças à colaboração da Junta de Freguesia de Póvoa de Midões, foi servido um reforço de pequeno-almoço com iguarias locais, antes de todos ficarem a conhecer como é possível abanar um enorme Penedo com um simples empurrão.

A passagem pela queda de água de Sevilha foi o prelúdio para o excelente almoço servido na Quinta dos Corgos, ao ar livre e perante uma paisagem deslumbrante.

O vereador da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, acompanhou a caravana nos dois dias de aventura, juntando-se no almoço final o presidente da edilidade, Ricardo Cruz. Que recebeu das mãos do Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, um troféu SPAL, tendo agradecido a distinção com a oferta de duas serigrafias do artista local, José Penicheiro.

Ricardo Cruz referiu, ainda, que “esta parceria com o Escape Livre se justifica não só pela organização, competência e profissionalismo, mas sobretudo pelas pessoas que traz até nós com esta iniciativa e outras que vão-se somando e oferecem uma mais-valia ao nosso território que aposta muito em ser o Encanto das Beiras.”

Ilídio Santos, da Dacia, frisou que este evento “é importante porque reúne proprietários dos Dacia, concessionários, é muito bem organizado e constitui um momento anual de convívio de quem gosta do seu Dacia e aprecia aproveitar todas as suas capacidades fora de estrada.”

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “foi mais uma edição da Aventura Dacia que, no dizer dos participantes, foi um sucesso. Diversificámos, uma vez mais, com a estreia de Tábua nesta aventura e a verdade é que a reação de todos foi excelente e de total aprovação. A colaboração da Câmara Municipal de Tábua e de várias freguesias, foi essencial e julgamos ter contribuído para que mais pessoas venham visitar a região e desfrutar do Encanto da Beira.”


Conteúdo Recomendado