Clube Escape Livre prepara rota pela EN 18 entre Guarda e Ervidel

O Clube Escape Livre está a preparar uma rota para dar a conhecer “o menos conhecido” e “o mais importante” da Estrada Nacional 18 (EN 18), que começa na Guarda e termina em Ervidel (Alentejo), foi hoje anunciado.

A iniciativa insere-se nas Rotas de Portugal que o Clube Escape Livre, com sede na cidade da Guarda, vai iniciar este ano, e envolve “as principais Estradas Nacionais” que estão relacionadas com a cidade mais alta do país, segundo o presidente do clube, Luís Celínio.

“Enquanto não regressamos às atividades de todo o terreno turístico e às provas desportivas [devido à pandemia causada pela covid-19], temos estado a trabalhar em outros projetos”, disse o responsável à agência Lusa.

Um dos projetos novos, que em breve será apresentado em pormenor, envolve “as principais estradas nacionais que têm algo a ver com a Guarda”.

O projeto arranca com a EN 18, que “tem o seu quilómetro zero quase no centro da Guarda e o seu último quilómetro, o 388, em Ervidel, no Alentejo”, adiantou Luís Celínio.

“Ao longo destes 388 quilómetros há, naturalmente, cidades, há aldeias históricas fantásticas, temos os vinhos da Beira Interior e do Alentejo, temos um percurso com estrada de montanha e de planície. Temos uma série de fatores que eu acho que são determinantes para que, quem gosta de conhecer Portugal, possa ter como tema uma estrada nacional”, explicou.

No âmbito do projeto que está a ser desenvolvido em torno da EN 18, o Clube Escape Livre irá “mostrar o menos conhecido que ela tem e o mais importante que ela tem ao longo dos seus 388 quilómetros”.

A direção do Clube Escape Livre admite apresentar o projeto em julho, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda.

A rota pela EN 18 envolverá outras Câmaras Municipais situadas ao longo do percurso “que também estão interessadas em apoiar este projeto e marcar no seu concelho o quilómetro da estrada que o percorre”, segundo Luís Celínio.

O Clube Escape Livre tem por lema “o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.

Foi fundado em 12 de setembro de 1986 e, segundo a direção, “desde então as suas iniciativas e atividades já conquistaram enorme reputação”.

“Dos passeios todo terreno às provas desportivas, da componente editorial à divulgação do território, já alcançou o reconhecimento merecido, resultante de décadas de trabalho”, lê-se na sua página oficial na internet.

Na sua génese está o programa Escape Livre, criado a 13 de fevereiro de 1973 e considerado “o mais antigo programa de rádio dedicado ao automóvel em Portugal”.



Conteúdo Recomendado