Circulação de pesados entre Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro e Burgos proibida no dia 1 de abril

As autoridades espanholas vão interditar, no dia 1 de abril, a circulação de veículos pesados na autoestrada A62, entre Fuentes de Oñoro e Burgos, entre as 9 e as 21 horas (hora de Lisboa). «À semelhança de anos anteriores, por motivos das celebrações da Semana Santa em Espanha, o Governo de Espanha decretou a interdição […]

As autoridades espanholas vão interditar, no dia 1 de abril, a circulação de veículos pesados na autoestrada A62, entre Fuentes de Oñoro e Burgos, entre as 9 e as 21 horas (hora de Lisboa).
«À semelhança de anos anteriores, por motivos das celebrações da Semana Santa em Espanha, o Governo de Espanha decretou a interdição à circulação de veículos pesados de mercadorias, com o peso bruto superior a 7.500 quilos e aos conjuntos de veículos de qualquer massa máxima autorizada, na autoestrada A62, entre Fuentes de Oñoro e Burgos», refere em comunicado o Comando Territorial da GNR da Guarda. Ficam isentos da proibição «os conjuntos de veículos, de qualquer peso bruto autorizado, que transportem gado vivo ou leite, assim como aqueles que transportem produtos que favoreçam a manutenção das estradas, em período invernal», adianta. A GNR prevê «que inúmeros veículos pesados de mercadorias que, naquele dia, tenham planeada viagem em direção à fronteira de Vilar Formoso, com destino a Espanha e a outros países europeus, tenham que ficar retidos em Vilar Formoso até à hora final da interdição». Por insuficiência de lugares para estacionamento naquela localidade, admite que «muitos» motoristas tenham que permanecer imobilizados em outros locais próximos das autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas) ou mesmo nas bermas da A25. O Comando Territorial da GNR da Guarda anuncia que irá levar a efeito uma operação de vigilância, controlo e regularização de trânsito «com vista à segurança de pessoas e bens que venham a ficar imobilizados» enquanto aguardam pela entrada em Espanha para circulação na A62. Para evitar constrangimentos, a fonte recomenda às empresas de mercadorias e aos respetivos condutores que planeiem a sua viagem de modo a só a iniciarem a horas que permitam, sem paragens no percurso, cruzar aquela fronteira depois do fim da interdição rodoviária, para evitarem congestionamentos de trânsito em Vilar Formoso, na A25 e Estrada Nacional (EN) 16, que liga Guarda a Vilar Formoso. «O que recomendamos é que façam um plano de viagem para os veículos chegarem a Vilar Formoso próximo das 23 horas, para depois entrarem em território espanhol sem qualquer constrangimento», disse à agência Lusa o tenente-coronel Cunha Rasteiro, da GNR da Guarda.

Conteúdo Recomendado