Circuito das Beiras terminou em clima de festa

6 Circuito 2309

Emoção e já alguma nostalgia pairaram sobre os últimos momentos do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop que terminou o ciclo de três edições a ligar as capitais de distrito de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

Foram quatro dias de estrada, companheirismo, histórias e resiliência. Mas também de homenagem a Tavares de Mello, o visionário que criou esta prova recuperada pelo Clube Escape Livre e que ofereceu às Beiras e ao Interior a primeira noção de mobilidade comunitária. Uma digna homenagem do Clube Escape Livre em colaboração com as Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda e com o apoio da Bridgestone, First Stop e Litocar.


A ideia original de José Caetano de Tavares de Mello era ligar as três cidades da Beira, Coimbra, Castelo Branco e Guarda, através de uma prova por etapas com um percurso de cerca de 400 quilómetros. Foi essa prova por etapas realizada em Portugal em 1903 que o Clube Escape Livre recuperou em 2023, assinalando os 120 anos da prova.

O projeto propunha realizar três edições com partidas de cada uma das capitais de distrito e algumas outras novidades introduzidas a cada ano. Por outro lado, lançou um livro, obra do historiador José Barros Rodrigues, com o título “O Circuito das Beiras e o espírito visionário de José Caetano Tavares de Mello”.

A primeira edição incluía um “rally paper” que obrigava a alguma atenção ao percurso e conhecimento da prova de Tavares de Mello, juntando ainda prémios a quem surgisse vestido à época do seu veículo. A segunda edição celebrou o 121º aniversário da primeira Grande Corrida de Motocicletas em Portugal na etapa Guarda-Coimbra, e obteve a internacionalização com várias equipas estrangeiras.
A terceira edição serviu para homenagear de forma perene a memória de Tavares de Mello com o descerrar de uma placa no edifício do Turismo, na Praça da Portagem, em Coimbra, local das suas oficinas.

Saindo de Castelo Branco o percurso rumou a Coimbra com o calor beirão a abraçar os participantes logo pela manhã num trajeto feito ao contrário do habitual, o que tornou tudo ainda mais interessante. As mais de duas dezenas de veículos participantes passaram pelo Amoras Country House Hotel para um agradável “coffee break” que deixou os participantes prontos para os quilómetros que ainda havia para percorrer até ao almoço na Sertã. Este decorreu no Restaurante Ponte Velha e renovou energia para a etapa vespertina que tinha muito para contar.

Percurso exigente, mas de grande beleza cénica, foi desaguar nas Fragas de São Simão, cujo miradouro deixou todos boquiabertos tal a beleza avistada daquele local. Chegava a hora de demandar a cidade dos Estudantes e o acolhimento de Coimbra ao Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop foi impressionante.

A famosa Rua Larga, paredes meias com a imponente Universidade de Coimbra, ficou pequena perante tanto interesse dos conimbricenses.

Para agradecer este apoio, o desfile dos automóveis participantes pelas ruas de Coimbra foi interrompido com a paragem na Praça da Portagem para a cerimónia que descerrou a placa de homenagem a Tavares de Mello. Cerimónia essa que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do desporto da edilidade, Carlos Lopes e do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, e a assistência de todos os participantes.

O Vila Galé Coimbra acolheu a caravana depois do desfile e ao jantar, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, as histórias voaram de mesa em mesa.
O terceiro dia do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop ligou Coimbra à Guarda. Porém, como é de bom tom em eventos de clássicos, alguns dos participantes começaram o dia com arrelias com os seus automóveis. Birras que foram resolvidas com um empurrão e um pouco de gasolina no carburador ou uma bateria novinha em folha comprada na superfície comercial mais perto do hotel.

O ponto alto deste terceiro dia foi a passagem pelo Kartódromo da Serra da Estrela onde todos os participantes deram uma volta à pista, pararam o carro na grelha de partida e cumpriram um “pitstop” de Nata e Café muito agradável.

Chegou a hora de entrar no Museu do Pão para um almoço retemperador com a qualidade que aquele espaço já nos habitou. Depois foi a visita ao interessante e estimulante museu que nos dá a conhecer tudo sobre essa delícia que é o pão!

A caravana prosseguiu até ao centro da Guarda e alinhou frente à Câmara Municipal da Guarda, onde o presidente da edilidade, Sérgio Costa, recebeu os participantes. Os arruamentos em redor do edifício serviram de palco para uma prova complementar de pura diversão para os participantes. E aqui, uma vez mais, Sérgio Costa fez questão de dar a partida para essa prova, tendo-a realizado, também, a bordo de um dos mais antigos automóveis presentes neste Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop.


Conteúdo Recomendado