Cinema ao ar livre em Seia

Cinema ao ar livre no concelho de Seia, durante o mês de agosto.

“Desmistificar o cinema de autor, promovendo o gosto por um cinema diferente, com identidade, capaz de a muitos surpreender e agradar; democratizar, permitindo o acesso a cinema normalmente ausente do circuito comercial por populações que não têm tal ‘privilégio’; e revitalizar o centro histórico das principais vilas e cidades do concelho, proporcionando uma experiência que concilia o cinema de qualidade com a fruição dos agradáveis serões de agosto no espaço público, assim atraindo a estes locais cinéfilos e curiosos”, adianta a organização.

A iniciativa foi, em ano de estreia, batizada de “Itinerante: Sessões Manuel Toscano Pessoa” em homenagem ao antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Seia, proprietário da empresa “Pátria filmes” cujas emblemáticas carrinhas, nos idos anos 50, levavam o cinema a todo o concelho de Seia e na região.

“Manuel Toscano Pessoa contribuiu decisivamente para a descentralização do cinema no concelho, um objetivo que o 7 A Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia subscreve e que procura implementar através desta iniciativa”, realça a organização.

O “Itinerante” compreenderá, nesta sua primeira edição, duas sessões de cinema ao ar livre, a 22 e 29 de agosto, em locais distintos do concelho de Seia.

O clássico intemporal “Pamplinas maquinista” (1927) – incontestada obra-prima de um dos maiores cómicos da história do cinema, Buster Keaton – foi o filme escolhido para exibição, no dia 22 de Agosto, em S. Romão.

Para 29 de agosto, no centro histórico de Seia, a escolha recaiu sobre a comédia balcânica “Promessas” (2007), do mestre Emir Kusturica, filme que promete não deixar ninguém indiferente.

Ambas as sessões estão agendadas para as 21h45 e serão, à semelhança das sessões regulares do 7 A Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia, de entrada livre.


Conteúdo Recomendado