Prevenção no Sabugal
A Câmara Municipal de Sabugal, em colaboração com o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR e as Associações Humanitárias dos Bombeiros de Sabugal e Soito, promoveu acções de sensibilização sobre “Prevenção de Riscos de Incêndio” nas freguesias de Rendo (5 de Julho), Malcata (dia 7), Aldeia Velha (dia 10), Forcalhos (dia 12) e Pousafoles do Bispo (dia 14). No total, marcaram presença 78 pessoas.
O gabinete técnico-florestal procurou elucidar a população sobre a sua existência e os serviços que disponibiliza à população de forma gratuita (aconselhamento, pareceres técnicos, etc…), indicando ainda 10 passos para protecção da população contra incêndios.
O SEPNA, através da sua Equipa de Protecção Florestal 092.2 da Guarda, alertou a população sobre os condicionalismos presentes no Decreto-Lei 124/2006 republicado pelo Decreto-Lei 17/2009, nomeadamente no imperativo de não usar qualquer tipo de fogo no período crítico (1 de Julho a 15 de Outubro), obrigatoriedade de efectuar limpeza de uma faixa de terreno com 50 metros à volta de edificações fora dos aglomerados populacionais e, caso esteja previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, efectuar limpeza de uma faixa de terreno com 100 metros à volta dos aglomerados populacionais. Nos espaços rurais (terrenos agrícolas e florestais) há a obrigatoriedade de dotar os tubos de escape e chaminés de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de tapa-chamas, sendo ainda necessário estar equipado com um ou dois extintores de 6 Kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10.000 Kg.
A GNR procurou reforçar junto desta população o seu papel informativo e pró-activo, além do papel sancionador, de modo a que os comportamentos incorrectos, nesta matéria, não ocorram por desconhecimento.
Os Bombeiros de Sabugal e Soito, além de apresentarem os meios, as áreas de actuação e algumas noções básicas do comportamento do fogo, informaram que disponibilizam de forma gratuita o acompanhamento para a realização de queimadas (fora do período crítico).