Cinco concelhos do distrito da Guarda com risco máximo de incêndio

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Vinte e seis concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, Monchique, no distrito de Faro, Mação, Vila de Rei, Sertã ,Sardoal, Pampilhosa da Serra, Gois, Oleiros, Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Arganil, Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Castro de Aire, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Povoa do Lanhoso, Ponte da Barca e Caminha, apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Também mais de 100 concelhos portugueses de norte a sul do país, com incidência para o centro, apresentam hoje risco muito alto de incêndio, enquanto as restantes regiões do país encontram-se entre o elevado e o moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No final do dia, prevê-se que o céu se torne geralmente muito nublado no litoral.

O vento tende a soprar fraco, soprando moderado (25 a 35 km/h) de nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde.

Pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima no litoral.

Já para a região sul, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais prováveis no Baixo Alentejo e Algarve, onde poderão ser acompanhados de trovoada.

O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste durante a tarde.


Conteúdo Recomendado