CIMBSE realiza concurso de empreendedorismo nas escolas em edição digital

Maio de 2020 marcou o início do Concurso Supramunicipal de Ideias de Negócio “THE FUTURE IS YOU” – 1ª Edição | Digital.

Esta iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), insere-se no âmbito do Projeto “ATUA!”, projeto educativo de desenvolvimento de competências empreendedoras, cujo principal objetivo visa comprometer e envolver os jovens com a sua Região, empoderando-os com a capacidade de detetar oportunidades para criar respostas inovadoras e sustentáveis, que favoreçam a sua comunidade e valorizem o seu património.

Esta iniciativa insere-se no Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia ao abrigo do Centro 2020.

Apesar das condições inéditas que atualmente são vividas, decorrentes da situação de pandemia provocada pela Covid-19, tem sido exemplar a rápida e capaz adaptação de professores e alunos a novos contextos e a participação no “The Future Is You”, fazendo jus à expressão “difícil é diferente de impossível”. Com efeito, esta 1ª edição de Concurso 100% digital dá-nos a conhecer jovens resilientes, determinados a abraçar desafios e a mostrar que mesmo perante as adversidades é possível ser-se empreendedor e concretizar ideias que os prepare para um futuro tão ou mais desafiante do que atualmente o conhecem.

São exemplo disso mesmo 48 alunos e 15 professores, provenientes de diversos Municípios, os quais têm vindo a preparar-se para dar a conhecer 28 ideias de negócio já no próximo dia 16 de junho.

Este apoio e estímulo à educação para o empreendedorismo, na forma de Concurso de Ideias de Negócio digital, já possibilitou aos participantes a interação com diversos empreendedores, desde Serial Entrepreneurs, passando por Designers de negócios e Mentores de programas de aceleração de start-ups a Gestores de projetos e Especialistas em Marketing Digital, Social Networking, Digital Strategist e permitiu o desenvolvimento e estruturação das suas ideias de negócio.

Segundo a aluna Cláudia Monteiro, está a ser uma experiência incrível. “É uma aprendizagem imersiva que nos faz acreditar ainda mais num dos valores mais importantes da vida: a amizade. Passamos horas a discutir ideias, a trabalhar nas mesmas, a aprender com a equipa incrível que está por detrás deste projeto. A todos eles e claro, à minha Professora acompanhante, o meu Muito Obrigado”.


Conteúdo Recomendado