Cidadãos vão ajudar a definir as Aldeias Históricas de Portugal

Resultados de ação em curso vão determinar futuras estratégias para a valorização do destino Aldeias Históricas de Portugal.

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) iniciou um importante trabalho de levantamento e caracterização das 12 aldeias da rede. A iniciativa, designada por “Do Conceito à Ação: Definição de Requisitos-Base para a Valorização das 12 Aldeias Históricas de Portugal”, tem como objetivo definir com clareza o que é uma Aldeia Histórica de Portugal, para assim determinar os mecanismos e requisitos necessários à sua proteção e valorização.


Um eixo central desta ação visa colocar os cidadãos e os agentes económicos das Aldeias Históricas a debater sobre o futuro do que pretendem que seja a sua Aldeia e a rede. Assim, durante o mês de fevereiro e março, uma equipa de técnicos ao serviço da AHP-ADT está a visitar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, para fazer este levantamento e recolher contributos.

O objetivo é receber da população e dos agentes económicos das Aldeias Históricas o seu conhecimento sobre a transformação urbana verificada, a sua perceção sobre o que distingue e torna a sua Aldeia única, as preocupações e anseios em relação ao seu desenvolvimento, e as suas propostas do que poderia ser feito para preservar, valorizar e melhorar a qualidade de vida na Aldeia refere uma nota informativa.

Além de reuniões com os diferentes atores locais de cada Aldeia Histórica, a ação contempla ainda um conjunto de sessões de debate dirigidas às comunidades das Aldeias, num espírito informal e de diálogo construtivo. Na impossibilidade de poderem estar presentes na sessão na sua Aldeia, os cidadãos podem participar ativamente de sessões em outras Aldeias. Paralelamente, os cidadãos das Aldeias Históricas são também convidados a preencher um inquérito online, disponível AQUI.





Conteúdo Recomendado