Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festas 2020” em Castelo Mendo

No dia 2 de outubro procurar-se-á explorar a Alma da Aldeia e das suas gentes, fomentando o envolvimento de todos nas tradições, dando especial ênfase à mulher e à sua força.

O programa começa pelas 18 horas com a realização da conferência “Donzela que se fez varão” – O poder a liberdade da mulher, que irá decorrer na Interior da Igreja de Santa Maria e poderá ser acompanhado via streaming.

Para as 19h30, no Largo do Pelourinho, está agendado um Showcooking e Jantar com Chef Álvaro Costa que inclui criação e apresentação do novo Licor de Amora.

Às 21h30, a rapper portuguesa Capicua sobe ao palco no Largo do Pelourinho para protagonizar um concerto.

A programação irá culminar com uma visita guiada/percurso performativo partindo da temática “DOM MENDO – Donzela que se fez Varão”.

Em Castelo Mendo há duas figuras incrustadas na parede, frente a frente, gárgulas em pedra que se assemelham ao rosto de uma mulher e um homem e a quem o povo passou a chamar Menda e Mendo.

É na parede da Antiga Domus Municipalis (antigo tribunal) que encontramos o Mendo, uma figura que se assemelha a um homem. Do outro lado, numa pedra de uma casa térrea em frente, encontra-se a figura de uma mulher, a Menda. Ninguém sabe a história destas duas figuras, supõe-se apenas que tenha sido uma grande paixão, talvez um amor como Romeu e Julieta, dois amantes destinados para sempre a contemplarem-se à distância, nas pedras de Castelo Mendo.

O Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa 2020” é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Associações e Agentes económicos locais.




Conteúdo Recomendado