Chuva forte deixa doze distritos sob aviso amarelo

De acordo com a informação disponibilizada na página oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada.

Doze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo até ao final desta quinta-feira devido à previsão de aguaceiros fortes, enquanto o distrito de Faro está sob aviso laranja devido à agitação marítima.

Para o distrito de Faro, além dos aguaceiros, por vezes fortes de granizo, acompanhados de trovoada, preveem-se rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h e agitação marítima com ondas que podem chegar aos 3,5 metros de altura, facto que levou o IPMA a colocar a região sob aviso laranja até às 12 horas desta quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando existe risco moderado a elevado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta quarta-feira para a região norte períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir da manhã com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde. Já nas regiões centro e sul, está previsto céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada a partir do início da manhã.

Volta a queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela e assistir-se-á a uma descida da temperatura máxima. Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 13 graus celsius de mínima e os 17 de máxima, enquanto o Porto oscilará entre os 13 e os 20. Mais a Sul, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 16 em Faro.


Conteúdo Recomendado