Céu limpo e vento fraco previsto para hoje

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã e para o final do dia.

Durante a tarde, é esperado um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro. O vento será em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde. Prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste e pequena subida nas regiões do interior centro e sul. Para a Madeira, a previsão do IPMA aponta ainda para períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul na ilha, com aguaceiros fracos nas vertentes norte, em especial até ao final da manhã. São esperados 23 graus Celsius de máxima. Nos Açores, no grupo ocidental prevê-se céu geralmente pouco nublado, enquanto no grupo central e oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas e condições favoráveis à formação de neblinas durante a madrugada e inicio da manhã. As temperaturas rondam os 24 em Santa Cruz das Flores, 23 em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada e 16 na Horta. No Continente, são esperados 25 graus de máxima em Lisboa e Faro, em Évora e Beja espera-se uma máxima de 30, 29 em Castelo Branco, 26 em Braga e 21 no Porto.

Portugal sob risco ‘muito alto’ de exposição ultravioleta

Portugal continental apresenta hoje um risco “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo informação do IPMA. De acordo com o Instituto, todos as regiões dos 18 distritos portugueses encontram-se com risco “muito alto” de exposição, excepção para Vila Real, que apresenta apenas risco “alto”. Estes distritos apresentam índices de UV de níveis oito e nove, numa escala que vai até ao 11, o que leva o IPMA a aconselhar o uso de óculos com filtro ultravioleta, chapéu e protector solar e ainda a evitar a exposição das crianças ao sol. O Funchal, na Madeira, apresenta o índice mais elevado (dez), enquanto Vila Real, no continente, é a região que apresenta um menor risco, com nível de sete. A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, adverte o IPMA.

 


Conteúdo Recomendado