CERVAS liberta 50 aves selvagens

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), situado na Serra da Estrela, devolve à Natureza, durante esta e as próximas semanas, 50 aves selvagens que reabilitou nas suas instalações. Os primeiros animais a recuperar a liberdade foram dois andorinhões-pretos (Apus apus), a que se seguiram ontem três milhafres-pretos (Milvus migrans), duas cegonhas-brancas […]

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), situado na Serra da Estrela, devolve à Natureza, durante esta e as próximas semanas, 50 aves selvagens que reabilitou nas suas instalações.
Os primeiros animais a recuperar a liberdade foram dois andorinhões-pretos (Apus apus), a que se seguiram ontem três milhafres-pretos (Milvus migrans), duas cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) e uma coruja-das-torres (Tyto Alba). O CERVAS, gerido pela associação ALDEIA com o apoio da ANA e através de uma parceria com o ICNF/Parque Natural da Serra da Estrela, recupera animais selvagens que são encontrados feridos ou que são resgatados de situações de cativeiro ilegal. Os animais chegam ao centro através de cidadãos comuns que os encontraram ou que são entregues pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da (SEPNA) GNR ou pelos técnicos da Reserva Natural do Paul da Arzila ou do Parque Natural da Serra da Estrela, em cuja área está situado. Sempre que possível, os animais admitidos retornam à natureza. Este foi o destino de 1675 indivíduos que deram entrada no centro desde que abriu – o equivalente a 60 por cento do total dos animais foram entregues vivos – e é também o “final feliz” das 50 aves de diferentes espécies que foram vítimas de, por exemplo, queda precoce do ninho, atropelamento ou eletrocussão. Em comunicado o CERVAS informa também que as próximas libertações farão parte do programa de eventos como o Festival Tempo d’Aldeia (S. Pedro de Rio Seco), as Festas da Cidade de Gouveia e o XX Acampamento Regional de Escuteiros (Batalha).

Conteúdo Recomendado