Cerimónia de Entrega de Prémios do 10º Concurso Vinhos de Portugal decorre hoje em Pinhel

Wine 2392978 1280

Os vencedores da 10.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal serão conhecidos esta sexta-feira, dia 12 de maio, no Centro Logístico de Pinhel, no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios da iniciativa que decorre a partir das 19h30.

A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorreu entre os dias 8 a 10 de maio, no CNEMA, em Santarém, onde houve sessões técnicas de prova. Neste período, os produtores estiveram sob escrutínio do Júri Regular, constituído por 135 especialistas, 111 jurados nacionais e 24 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. Entre os jurados internacionais destacam-se Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da  Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá. Nestes três dias decoreram também Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.

Nos dias 11 e 12 de maio, o Grande Júri reuniu na CVR Beira Interior, na Guarda, para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados esta noite, no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios a realizar no Centro Logístico de Pinhel, pelas 19h30.

Esta iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 10º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua qualidade ímpar, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Neste âmbito, e à semelhança das edições anteriores do Concurso, a ViniPortugal garantirá ainda a presença dos vencedores das medalhas Grande Ouro e Ouro em eventos internacionais deste ano.

A par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais que, durante uma semana, partilham experiências e criam sinergias entre si.

O evento contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Cvp 2023 Artigo
Cvp 2023 Artigo


Conteúdo Recomendado