A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorreu entre os dias 8 a 10 de maio, no CNEMA, em Santarém, onde houve sessões técnicas de prova. Neste período, os produtores estiveram sob escrutínio do Júri Regular, constituído por 135 especialistas, 111 jurados nacionais e 24 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. Entre os jurados internacionais destacam-se Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá. Nestes três dias decoreram também Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.
Nos dias 11 e 12 de maio, o Grande Júri reuniu na CVR Beira Interior, na Guarda, para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados esta noite, no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios a realizar no Centro Logístico de Pinhel, pelas 19h30.
Esta iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 10º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua qualidade ímpar, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Neste âmbito, e à semelhança das edições anteriores do Concurso, a ViniPortugal garantirá ainda a presença dos vencedores das medalhas Grande Ouro e Ouro em eventos internacionais deste ano.
A par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais que, durante uma semana, partilham experiências e criam sinergias entre si.
O evento contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
