'Cerco de Almeida' inicia hoje

O primeiro dia do ‘Cerco de Almeida’ é marcado pela realização do Seminário Internacional de Arquitetura Militar intitulado “Soberanias Europeias e Fortalezas Abaluartadas”.

De 23 a 25 de agosto, o município de Almeida volta a recuar ao ano de 1810 para recriar o trágico cerco e a capitulação ocorrida na III Invasão Francesa.

Inserida na programação do Cerco de Almeida, o Seminário Internacional “Soberanias Europeias e Fortalezas Abaluartadas” realiza-se no CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida, entre as 09h30 e as 13h30. O Seminário conta com a presença de Paulo Sousa, Diretor do CEAMA, João Campos, Consultor do Município, e António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida. De seguida, Margarida Valla apresenta a primeira conferência subordinada ao tema “A Praça-Forte e a Paisagem Militar: Prática e Teoria em Portugal”. 

O início das atividades Histórico-Militares estão agendadas para as 17 horas com hastear das Bandeiras na Câmara Municipal de Almeida, seguindo-se a abertura oficial do Mercado Oitocentista, às 18 horas. Para esta noite, a autarquia promove um Sarau Cultural e Baile de máscaras oitocentista no Picadeiro D’El Rey, às 22 horas, seguindo-se um momento musical com “Angélicus Duo”.

No dia 24 de agosto, é apresentado o tema “Sistemi Bastionati nel territorio delaa difesa in Europa. Esempi in piemonte dal XVII al XIX secolo”, a cargo de Anna Marotta, do Politécnico de Torino (Itália). Pelas 16 horas, destaca-se a abertura do Acampamento Histórico Militar e a realização de diversas atividades e oficinas de artilharia, infantaria, cavalaria, balística, entre outros. Nessa noite, haverá um concerto com o fadista Camané, mas antes terá lugar o Cerco à Praça Forte pelas tropas de Massena e explosão do Castelo.

A 15.ª edição da Recriação Histórica do Cerco de Almeida encerra amanhã, dia 25 de agosto, pelas 19 horas, com uma vistia guiada encenada.


Conteúdo Recomendado