CERCIG suspende formador suspeito de abuso sexual de duas jovens

O homem de 47 anos suspeito de ter abusado sexualmente de duas jovens com défice cognitivo, que exercia funções de natureza formativa numa instituição da cidade da Guarda, foi suspenso de funções, foi hoje anunciado.

“A administração deliberou suspender preventivamente o colaborador com efeitos imediatos”, refere um comunicado do Conselho de Administração da CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda.

A detenção do suspeito foi anunciada na sexta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) da Guarda.

“Tomou conhecimento a administração da CERCIG de que o colaborador com a função de gestor de formação havia sido constituído arguido na sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2015, por suspeitas da prática de dois crimes de abuso sexual a formandos com défice cognitivo ligeiro, no período de 2007 e 2013”, acrescenta a nota da CERCIG enviada à agência Lusa.

A fonte refere que “sem prejuízo de presunção de inocência do arguido, a instituição não pode manter a seu serviço qualquer colaborador que possa estar indiciado por tais factos”.

A concluir, a nota assegura que “a CERCIG colaborou e continuará a colaborar com a Polícia Judiciária/Ministério Público a fim de se apurar a verdade dos factos indiciados”.

De acordo com um comunicado do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, o suspeito está indiciado da “autoria de, pelo menos, dois crimes de abuso sexual de pessoas incapazes de resistência, que se encontravam integradas numa cooperativa de educação e reabilitação de cidadãos inadaptados”.

“Os crimes terão ocorrido em data não concretamente apurada, entre os anos de 2007 e 2013, no interior da própria cooperativa de ensino, onde o detido exercia funções de natureza formativa” está referido.

Segundo a informação oficial, as vítimas têm atualmente 21 anos e “padecem de acentuado atraso global de desenvolvimento com notório défice cognitivo”.

O detido foi presente ao tribunal da Guarda e ficou sujeito a termo de identidade e residência.


Conteúdo Recomendado