Cerca de 40 mil visitantes esperados na feira do fumeiro de Trancoso

Cerca de 40 mil visitantes são esperados na XII Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, que vai decorrer em Trancoso, nos dois próximos fins de semana.

O evento é organizado pela Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA) e pela Câmara Municipal de Trancoso, numa altura do ano em que aquela cidade é “uma das portas de entrada” para os visitantes que se dirigem para as amendoeiras em flor do Alto Douro e Trás-os-Montes.

“Trancoso é sempre um ponto de paragem e chegam a estar 20 a 30 autocarros parados” na cidade, segundo António Oliveira, presidente da AENEBEIRA, que estima receber no certame “entre 30 a 40 mil visitantes”.

A feira de Trancoso, que vai decorrer no pavilhão multiusos, começa na sexta-feira e decorre até domingo, reabrindo as portas nos dias 7 e 8 de março.

A edição deste ano conta com a participação de 80 expositores de enchidos e fumados, queijos, vinhos, mel, licores, pão, bolos, doçaria e artesanato, entre outros, que apresentam produtos do Nordeste da Beira, “desde a Serra da Estrela ao vale do Douro”, segundo os promotores.

O certame anual é organizado para promover as empresas e os produtos alimentares endógenos daquela região e proporcionar aos visitantes uma oferta diversificada de produtos de qualidade.

“Com esta feira estamos a contribuir para a dinamização da nossa economia local e para trazer mais gente a Trancoso”, disse à agência Lusa o presidente da câmara.

O autarca Amílcar Salvador reconheceu que o certame é um marco “extremamente importante” para a divulgação “do melhor que se faz no concelho e na região”.

“Estamos determinados em fazer desta feira um grande evento e em trazer muita gente a Trancoso”, disse.

A XII Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira tem um custo total de 26.500 euros e é comparticipada em 12 mil euros pela Câmara Municipal de Trancoso.

O programa oficial do certame inclui animação musical e folclore por grupos locais e a realização de um colóquio, no sábado, pelas 15 horas, sobre “Explorações agropecuárias e pequenas unidades de produção agroindustriais”.

Segundo os organizadores, durante o colóquio será celebrado um acordo de cooperação entre a AENEBEIRA e a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda para qualificação dos enchidos produzidos na região.

Durante os dois fins de semana da feira também será realizado o 8.º festival gastronómico “Trancoso – Gastronomia com Tradição” em dez restaurantes aderentes.


Conteúdo Recomendado