Cerca de 30 cerejas do Fundão renderam 350 euros em leilão solidário

Carlos Alegria, empresário que está a construir a Central de Biomassa do Fundão, foi quem arrematou as cerejas e sublinhou que o mais importante é ajudar.

Trinta e duas cerejas do Fundão foram vendidas por 350 euros num leilão solidário, que conquistou um dos maiores preços de sempre para este fruto e que marcou o início da campanha deste ano. A iniciativa aconteceu na terça-feira.

A ação foi organizada pela Câmara do Fundão e as cerejas foram arrematadas por um empresário que está a investir naquele concelho, sendo que o valor angariado é para ajudar a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Fundão (APPACDM) a construir uma nova estrutura residencial.

Apresentado em duas caixas (cada uma com 16 unidades), o lote único teve como base de licitação 100 euros e contou com vários lances que, em pouco mais de um minuto, fixaram o preço em 350 euros, o que dá mais de dez euros por cada uma daquelas cerejas.

Carlos Alegria, empresário que está a construir a Central de Biomassa do Fundão, foi quem arrematou as cerejas e sublinhou que o mais importante é ajudar uma instituição do setor social, com a vantagem de contribuir para a valorização da cereja.

“É com muito gosto que estamos a apoiar uma causa solidária e depois estamos a falar de cerejas únicas”, afirmou, referindo-se ao calibre acima da média das cerejas que irá partilhar com a família.

Colhidas num pomar da localidade do Catrão, freguesia de Vale Prazeres, estas cerejas tinham um calibre de 34/36 e são de uma variedade oriunda do Canadá que está a ser introduzida em alguns pomares novos ou replantados na região, explicou Luís Pinto, diretor comercial da Cerfundão.

Além do tamanho, o valor conquistado também impressionou e provavelmente até poderia ser inscrito no “Guiness Book”, como destacou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

“É seguramente mais um momento que representa a valorização de uma marca que tanto tem feito pela nossa agricultura e pela região”, afirmou.


Conteúdo Recomendado