Centro Internacional de Dramaturgia junta tradutores, escritores e críticos na Guarda

O CID, que está instalado no Teatro Municipal da Guarda (TMG), promove, entre terça-feira e sexta-feira, das 10 às 13 horas, uma Escola de Tradutores/Seminário de Tradução para Teatro.

O Centro Internacional de Dramaturgia da Guarda vai organizar, esta semana e de 09 a 14 de dezembro, três iniciativas que contam com a participação de tradutores, escritores e críticos nacionais e estrangeiros.

O diretor do Centro Internacional de Dramaturgia (CID), Marcos Barbosa, disse hoje à agência Lusa que as atividades que acontecem este mês e em dezembro incluem “um conjunto de convidados de grande qualidade” e fecham “em grande” a programação do CID em 2021.

O CID, que está instalado no Teatro Municipal da Guarda (TMG), promove, entre terça-feira e sexta-feira, das 10 às 13 horas, uma Escola de Tradutores/Seminário de Tradução para Teatro, que é realizada em colaboração com o Centro de Dramaturgia de Oslo (Noruega), com o convidado Demian Vitanza (escritor e dramaturgo norueguês), que vai ter a académica Filomena Louro como colaborante.

Participam na iniciativa, que irá permitir a tradução de textos e refletir a temática da tradução, Manuel Neto, Sebastião Braga, Elena Angheluta, Melissa Dias, Viviane Fontoura e Susana Braga.

Também entre terça-feira e quinta-feira decorre, no TMG, das 15:00 às 19:00, uma Escola de Escritores/Laboratório de Dramaturgia com o encenador John Clinton Eisner (EUA, diretor artístico da Peacedale Productions) e com os participantes Rajiv Joseph (EUA), Jacinto Lucas Pires, José Gardeazabal, Sandro W. Junqueira e Joana Bértholo, segundo a organização.

Em dezembro, entre os dias 09 e 14, o CID realiza uma Escola de Críticos/Seminário de Crítica para Teatro, com orientação de Francesca Rainer e Rui Pina Coelho, segundo o diretor do CID.

A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Críticos para Teatro (APCT), envolve companhias locais e contém uma ampla programação que inclui a apresentação de espetáculos no TMG e também na aldeia da Vela.

Segundo a programação, serão apresentados espetáculos da estrutura cultural Mala Voadora “Teleculinária” (13 dezembro, 17:00), “Leitura Cornucópia” (19:00), “Has the American Dream Been Achieved at the Expense of the American Negro” (21:00) e “The Future Show (dia 14, às 17:00) e “Infausto” (21:00).

Terá também lugar a estreia da peça “Coveiros”, pela Escola do Largo, (10 dezembro, no Salão da Casa do Povo da Vela) e haverá espetáculos e ensaios das companhias locais da Guarda Aquilo Teatro, Teatro Calafrio e Peobardos e Gambozinos (11 de dezembro).

O município da Guarda criou o CID em março, um projeto que conta com sete países parceiros e que vai acolher escritores, encenadores, atores, tradutores, académicos, artistas e críticos, nacionais e internacionais.

O novo projeto na área das artes de palco, que foi apresentado na véspera do Dia Mundial do Teatro, tem direção de Marcos Barbosa, diretor da Escola do Largo, em Lisboa.


Conteúdo Recomendado