Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco foi um dos 10 finalistas do EIT Food

O projeto finalista lançado pelo CATAA consiste em transformar o elevado desperdício de caracóis produzido pela Indústria do Caracol num fertilizante biológico.

O Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar (CATAA) de Castelo Branco foi um dos 10 finalistas da 2.ª Edição do Prémio de Inovação do EIT Food, lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia da Comissão Europeia. O EIT Food ambiciona transformar o sistema agroalimentar Europeu no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir o impacto ambiental deste setor. Este ano, o EIT Food recebeu cerca de 60 candidaturas.
O projeto finalista lançado pelo CATAA consiste em transformar o elevado desperdício de caracóis produzido pela Indústria do Caracol num fertilizante biológico complexo, rico em cálcio e matéria orgânica. Assim, ao invés de existirem custos monetários e ambientais associados ao envio destes desperdícios para aterros sanitários, cria-se um subproduto com valor no mercado, sendo esta uma estratégia de bioeconomia sustentável e circular.
Enquanto finalista o CATAA, através dos seus investigadores Inês Brandão e Christophe Espírito Santo, esteve presente nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto no EIT Food Portugal DemoDay, iniciativa que decorreu nas instalações do ISCTE em Lisboa.
Este evento juntou investidores, startups, empresas e empreendedores relevantes nesta área, possibilitando a criação de uma rede de contactos na área da inovação agroalimentar. Foi um momento importante para divulgação do CATAA e do trabalho que desenvolve.
Os investigadores do CATAA tiveram oportunidade de trocar ideias e receber aconselhamento sobre a criação de novos projetos inovadores na área agroalimentar. Apresentaram o projeto em formato de “pitch” em 3 minutos para um júri nacional e internacional, obtendo um feedback positivo no que respeita ao objetivo de fazer um aproveitamento sustentável de recursos existentes e atualmente subaproveitados.


Conteúdo Recomendado