Celorico, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira em risco “Máximo” de incêndio

Ao todo são vinte e sete os concelhos de Portugal Continental que estão hoje em risco “Máximo” de incêndio.

Vinte e sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Leiria, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação (Santarém), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis (Coimbra), Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda).
Em risco ‘Máximo estão ainda os concelhos de Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul (Viseu) Arouca e Marco de Canaveses (Aveiro), Baião (Porto), Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena (Vila Real), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso (Braga).
Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos maior nebulosidade nas regiões do interior norte e centro durante a tarde e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo moderado a forte do quadrante norte até ao início da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas das regiões norte e centro.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, pequena subida da temperatura mínima no litoral da região norte e no interior das regiões centro e sul e subida da máxima, em especial no litoral oeste.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, vento moderado do quadrante norte, soprando temporariamente forte nas terras altas e descida de temperatura nas terras altas.
Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 34 graus Celsius, no Porto entre 19 e 31, em Braga entre 18 e 39, em Vila Real entre 19 e 36, em Viseu entre 21 e 36, em Bragança entre 17 e 36, na Guarda entre 18 e 34, em Coimbra entre 16 e 35, em Castelo Branco entre 22 e 39, em Portalegre entre 22 e 37, em Santarém entre 16 e 39, em Évora entre 17 e 39, em Beja entre 18 e 38, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 19 e 25, na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.


Conteúdo Recomendado