O Largo do Tribunal, em Celorico da Beira, vai acolher entre 16 e 23 de dezembro, o evento “O Cantinho de Natal”, promovido pelo Município de Celorico da Beira com o envolvimento da comunidade.
Esta iniciativa vai contar com “as forças vivas locais”, como instituições de solidariedade social, comunidade escolar, juntas de freguesia e comunidades de imigrantes residentes no território.
O Município de Celorico da Beira desenhou para este ano “um programa recheado de atividades para todos os gostos e idades”, com o propósito de “assinalar o Natal e de implementar no concelho a ambiência tão peculiar desta quadra festiva (luzes, cor, cheiros, sabores), ajudando a população a esquecer e/ou superar o atual contexto geopolítico negativo (guerra, pandemia, brutal aumento de custo de vida, perda de poder de compra e inflação)”
Ao longo de oito dias a animação vai ser constante na tenda “O Cantinho de Natal” com música (grupos de cantares, concertinas, cavaquinhos, corais, orquestras), workshops (gastronomia, arranjos florais e reciclagem), showcookings, o X Concurso de Couves de Natal e um mercadinho de Natal, com exposição e venda de produtos, assegurado pelas associações concelhias e as comunidades de imigrantes.
Para a autarquia, a grande novidade deste ano é o alargamento da participação às coletividades, juntas de freguesia (“Rota dos Presépios das Freguesias”), e comunidades de imigrantes.
“A integração dos estrangeiros visa impulsionar a inclusão social e o exercício de uma cidadania mais plena e igualitária, acarretando uma nova dinâmica e dimensão a este evento, tornando-o plural e multicultural, em consonância com o mundo global em que vivemos”, refere a edilidade em comunicado enviado.
As comemorações também se estendem ao público infantil com a presença do Pai Natal e o duende, a peça de teatro “A menina dos fósforos”, showcooking, atelier, workshops, Hora do Conto e muita animação.
O Natal acontece também no Centro Cultural, com a peça de teatro promovida pelo CLDS 4G Celorico Solidário, “A menina dos fósforos”, nas igrejas de São Pedro, Santa Maria e Lageosa do Mondego com concertos e no concelho, com a Rota dos Presépios das Freguesias.
“Não deixe de visitar o “Cantinho do Natal” e vivenciar o espírito desta quadra festiva (luz, cor, brilho, Pai Natal, música e muita animação), e impregnar-se nos cheiros e sabores tradicionais celoricenses e dos países das comunidades de imigrantes residentes no concelho”, conclui a Câmara Municipal de Celorico da Beira.