Celorico da Beira plantou oliveira de tributo a António Arnaut e ao Serviço Nacional de Saúde

A vila de Celorico da Beira assinalou no passado domingo, 15 de setembro, os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com a plantação de uma oliveira que simboliza a defesa daquele sistema e serve igualmente de homenagem ao “seu fundador e principal defensor”, António Arnaut.

A comemoração contou com a presença de várias entidades entre elas, Carlos Ascensão, Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Isabel Garcia, Presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, António Miguel Arnaut, neto de António Arnaut, e a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.

Durante a manhã, o Centro Cultural de Celorico da Beira, recebeu ainda uma conferência “Causas e valores do SNS; Os Direitos Humanos e Direito à Saúde”, com a participação de entidades e profissionais da área da saúde.

De relembrar que a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra foi a mentora da plantação e rega da “Oliveira SNS”, em Coimbra. Esta iniciativa realizou-se pela primeira vez no Parque Verde da cidade de Coimbra no dia 15 de Setembro de 2009, ainda com a presença do Dr. António Arnaut e parceria da extinta Liga de Amigos dos Hospitais dos Covões. Desde 2014 a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos também se associou a este movimento.


Conteúdo Recomendado