Celorico da Beira comemora hoje Feriado Municipal

As comemorações este ano vão realizar-se com algumas limitações, e começam hoje, às 10h30 com o habitual hastear da bandeira.

O município de Celorico da Beira comemora hoje, dia 23 de maio, o aniversário do nascimento de Sacadura Cabral – o seu Feriado Municipal. A edilidade pretende assinalar a data do nascimento de Sacadura Cabral e evidenciar a importância dos feitos deste ilustre filho da terra, vulto maior da aviação, que deu novos mundos ao mundo refere uma nota informativa.

Devido às contingências provocadas pela crise pandémica, as comemorações do Feriado Municipal deste ano, “vão realizar-se com algumas limitações, por força do confinamento e distanciamento social a que ainda estamos obrigados” refere o autarca.

À semelhança dos anos anteriores, as comemorações do Dia do Município começam com o habitual hastear da bandeira às 10h30 e a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Sacadura Cabral, pelas 11 horas.

Às 12 horas, o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, dirigir-se-á aos celoricenses com uma mensagem intitulada “Uma pequena candeia lusitana”.

A restante programação irá realizar-se numa plataforma online, e requerer o envolvimento da população – crianças, jovens e adultos. Para este efeito, o Município lançou dois desafios aos celoricenses, de todas as idades: “Celorico da Beira da Minha Janela” e “Mostra o Teu Talento”.

Na iniciativa “Celorico da Beira da Minha Janela” convidou os celoricenses a participarem com desenhos e pinturas, os quais serão divulgados às 17 horas. Estes trabalhos constituirão uma exposição virtual, que continuará, posteriormente, patente no facebook e site da Câmara Municipal.

Com a atividade “Mostra o Teu Talento” desafiou os celoricenses a gravarem vídeos onde exibem os seus talentos, artes e habilidades, partilhando-os com toda a comunidade num espectáculo virtual. A divulgação dos vídeos terá lugar a partir das 14 horas, de 30 em 30 minutos.

“O Dia do Município é a oportunidade para se homenagear os filhos da terra, que se destacaram nas mais diversas áreas e, que elevaram mais alto o nome da terra que os viu nascer” refere a nota. Na atual conjuntura, “é de elementar justiça que, neste feriado nos exultemos com os verdadeiros heróis dos nossos dias, os homens e mulheres que, estiveram e estão, na linha da frente no combate ao coronavírus no município, merecendo por isso, a mais sentida homenagem e aplausos de todos os celoricenses” conclui.


Conteúdo Recomendado