Evento Terminado em 2022-05-07 00:00:00

Celorico da Beira comemora 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul por Sacadura Cabral

Início: 2022-03-30 00:00:00
Fim: 2022-05-07 00:00:00
Local do Evento: Celorico da Beira
Entidade Promotora: Município de Celorico da Beira

O município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, vai comemorar os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, com um programa de atividades multiculturais.

O programa elaborado pelo município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, para assinalar a efeméride, inclui “atividades multiculturais para homenagear e enaltecer o ilustre filho da terra e avultar o incomensurável contributo desta heroica viagem para o estreitamento dos laços de amizade entre Portugal e Brasil, bem como, para o impulsionamento da aviação nacional e mundial”.

1922 Sacadura Cabral e Gago Coutinho

Segundo a autarquia presidida por Carlos Ascensão, o programa comemorativo assenta em três momentos principais: “A Partida”, “Sacadura Cabral – Ilustre Celoricense” e “A Chegada”.

Para assinalar a partida do hidroavião Lusitânia (concebido para a viagem iniciada pelas 07h00 do dia 30 de março de 1922), na quarta-feira, tem início a realização de um mural de arte urbana alusivo à figura de Sacadura Cabral, no edifício dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.

No mesmo dia, pelas 10h00, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, uma exposição de trabalhos realizados pela comunidade educativa desde janeiro, relativos à travessia transatlântica e ao conto apresentado às escolas, que foi encomendado para o efeito.

Ainda na Biblioteca, na sexta-feira, será realizada uma oficina de cinema de animação orientada por Abi Feijó, da Casa Museu de Vilar, e, no dia 07 de maio (16h00), haverá uma apresentação do conto “Luzi & Vrumm: uma história atravessada”.

No segundo momento do programa – “Sacadura Cabral – Ilustre Celoricense” -, será destacada a figura de Artur de Sacadura Freire Cabral, filho de Artur Sacadura Cabral e de Maria Augusta da Silva Esteves, que nasceu na vila de Celorico da Beira a 23 de maio de 1881.

O município vai promover, entre 20 e 23 de maio, diversas atividades de cariz educativo, científico e cultural, que contam com a envolvência da população, para celebrar o Feriado Municipal e homenagear o “ilustre filho da terra e o seu incomensurável contributo para a aviação nacional e mundial”.

“Neste âmbito, serão levados a efeito espetáculos de música, dança, teatro, um simpósio, exposições e a apresentação dos livros ‘A Enigmática Travessia do Atlântico Sul, 1922’, da autoria de Marco Pitt [dia 21], e ‘A Grande Aventura – Na Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul’, da autoria de Mário Correia [dia 23], entre outras iniciativas”, adianta a autarquia em comunicado.

Por fim, no terceiro momento das comemorações – “A Chegada” -, o município de Celorico da Beira promove uma programação “altamente festiva, multicultural e representativa da alma e dos povos envolvidos nessa viagem: Portugal, Canárias, Cabo Verde e Brasil”.

Nos dias 17 e 18 de junho, haverá gastronomia, artesanato e música de diferentes sonoridades, “desde a lusitana aos sons quentes e ritmados do Brasil e Cabo Verde”, adianta.

Estão programados os concertos “Guitardeão” e “Rua das Pretas” (com Tito Paris e Joana Amendoeira), uma oficina de percussão com o grupo Nice Groove, entre outros momentos.

“A carreira de Sacadura Cabral foi curta, mas brilhante. (…) Despenhou-se no mar a 15 de novembro de 1924, na viagem de Amesterdão – Lisboa, a bordo de um Fokker 4146”, lembra a autarquia de Celorico da Beira, que instituiu a data de nascimento do aviador (23 de maio) como o Dia do Município.


Conteúdo Recomendado