Celorico da Beira abre ciclo de feiras que promovem queijo Serra da Estrela

Seia, Manteigas e Gouveia são as feiras que se seguem no fim de semana de 6 a 9 de fevereiro.

O queijo de ovelha produzido na região da Serra da Estrela vai estar em destaque num ciclo anual de feiras que começa no sábado em Celorico da Beira, no distrito da Guarda.
As tradicionais feiras do queijo continuam a ser realizadas anualmente por várias Câmaras Municipais da região para homenagearem os pastores e as queijeiras e para promoverem um produto genuíno que tem um grande peso nas economias locais.
O concelho de Celorico da Beira, considerado a “Capital do Queijo Serra da Estrela” inicia, no sábado, o ciclo anual de eventos de promoção do queijo, com um programa que se prolonga até ao dia 7 de fevereiro.
A feira do queijo é oportunidade para divulgar “o que de melhor” o concelho possui, com especial enfoque para a promoção do queijo Serra da Estrela, da pastorícia, dos saberes e sabores, passando “pelo riquíssimo e vasto património cultural e histórico”, segundo a autarquia.

De 6 a 9 de fevereiro o queijo é “rei” na 38.ª edição da Feira do Queijo de Seia.
O Mercado Municipal e o espaço envolvente irão divulgar o “melhor que se produz no concelho no setor agroalimentar, onde o queijo Serra da Estrela é rei, complementado com mostras de artesanato da região”, anuncia a autarquia.

No mesmo fim de semana, de 4 a 9 de fevereiro, o vizinho concelho de Gouveia organiza o evento “Carnaval da Serra 2016”, que tem no programa a tradicional Feira do Queijo, no dia 7, no Mercado Municipal.

A Câmara Municipal de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a Expo Estrela, de 6 a 9 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela.

Ainda em fevereiro, o queijo terá uma feira em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, nos dias 13 e 14.O município promove a XXV Feira do Pastor e do Queijo com um programa que inclui prova de queijo, mercado rural, feira de artesanato, exposição e animação, entre outras iniciativas.
Em março, serão realizados eventos em Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (Guarda).
Oliveira do Hospital organiza a 25.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela entre 05 e 06 de março, com um programa que insere provas de queijo e enchido, exposição animal, tosquias e fabrico de queijo ao vivo.

No dia 6 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza na localidade de Mosteiro, a 3.ª Festa do Pastor e do Queijo, certame que tem como principal atrativo uma exposição e um concurso pecuário.

O ciclo de 2016 das feiras do queijo da Serra da Estrela termina em Fornos de Algodres, nos dias 12 e 13 de março, com um certame que, segundo a autarquia, “é uma imagem de marca do município e da região”.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.


Conteúdo Recomendado