CCDRC apresenta Portal de Dados Espaciais da Região Centro

O portal IDECENTRO é uma plataforma eletrónica que tem como objetivo promover e facilitar a partilha de informação espacial da Região Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, o portal Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal – IDECENTRO, disponível AQUI.

O portal IDECENTRO é uma plataforma eletrónica que tem como objetivo promover e facilitar a partilha de informação espacial da Região Centro, de modo a responder às necessidades de um público alargado- administração pública, empresas, ensino, investigação e cidadãos em geral. A Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal é um sistema que reúne um conjunto de tecnologias, políticas, acordos institucionais e ferramentas que, proporcionando níveis de interoperabilidade elevados, facilitam a exploração, a partilha e o acesso a informação de natureza espacial entre diversas entidades produtoras e utilizadoras de dados.

Para além de agregar diversas plataformas de informação geográfica da Região Centro, o portal apresenta um catálogo de informação espacial sobre temas muito diversos como ambiente, ordenamento, território, economia, bem como um conjunto de indicadores territoriais. A informação espacial e alfanumérica reunida neste sistema pode ser consultada num visualizador de informação geográfica desenvolvido para o efeito.

A apresentação será feita na sessão pública de divulgação das novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem e sobre o novo regime jurídico da cartografia, promovida pela Direção-Geral do Território (DGT) e pela CCDRC, em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Local: Auditório da CCDRC
Programa

9h30-9h45 |Abertura
António Veiga Simão (CCDR Centro)
Mário Caetano (DGT)

9h45-10h30 | IDECENTRO – Infraestrutura de dados espaciais da Região Centro de Portugal
António Veiga Simão, CCDR Centro
Carlos Goulão, CCDR – Centro

10h30 -11h00 | Novo geoportal do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)
Mário Caetano (DGT)

11h00 – 11h15 | Novo regime jurídico da cartografia
Mário Caetano (DGT)

11h15– 11h30 | As novas normas e especificações técnicas de cartografia topográfica
Paulo Patrício (DGT)

11h30-12h00 | Princípios orientadores para a produção e atualização de cartografia topográfica e Procedimentos e regras de homologação
Paulo Patrício (DGT)

12h00-13h00 | Debate

13h00 | Encerramento


Conteúdo Recomendado