Castelo Branco registou 120 novos casos de violência doméstica

O Núcleo Distrital de Apoio à Vítima de Castelo Branco (NAV) registou 120 novos casos de violência doméstica em 2014 naquele distrito e efetuou um total de mil atendimentos, disse esta sexta-feira à Lusa o seu presidente.

“Durante o ano de 2014, o NAV registou 120 novos casos de violência doméstica e houve mil atendimentos. Desde o início deste ano [2015] já estão contabilizados mais 20 novos casos”, referiu Arnaldo Brás.

O presidente da Associação Amato Lusitano, entidade responsável pela gestão do NAV desde 2010, explicou ainda que há mais pessoas a recorrer ao núcleo por iniciativa própria, além daquelas que são encaminhadas por outras instituições.

“Verifica-se um aumento de novos casos de violência doméstica e, da parte das vítimas, há mais disponibilidade para a denúncia. Esta violência não se confina às mulheres, mas também a homens, idosos e entre jovens”, referiu.

O responsável pelo NAV adiantou que, apesar de no ano passado não se terem registado casos de homicídio na região, os números de violência doméstica não param de aumentar.

Além do apoio direto às vítimas, o NAV desenvolve campanhas de sensibilização junto da comunidade e outras ações de prevenção de violência, em especial dirigidas a públicos mais jovens, em idade escolar.

Arnaldo Brás sublinhou ainda que mais recentemente “o NAV desenvolveu diversas ações de sensibilização para reforçar a necessidade de apoio a esta população específica”, dado o número crescente de crianças e jovens sinalizados ao gabinete de apoio, vítimas diretas e indiretas de situações de violência doméstica.

O presidente da Associação Amato Lusitano referiu também que a conjuntura económica atual, por si só, não pode ser um fator explicativo para o aumento ou decréscimo do número de casos de violência doméstica.

A Amato Lusitano tem protocolos estabelecidos com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Instituto da Segurança Social, GNR, PSP, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Secretariado Distrital de Castelo Branco da União da Misericórdias Portuguesas, Ordem dos Advogados do Fundão, Castelo Branco e Covilhã.


Conteúdo Recomendado