Castelo Branco recebe "Viagem Literária" com José Eduardo Agualusa e Rosa Montero

Os escritores José Eduardo Agualusa e Rosa Montero protagonizam a próxima etapa da “Viagem literária”, em Castelo Branco, no Cine Teatro Avenida no dia 1 de agosto, divulgou esta quarta-feira a Porto Editora, promotora da iniciativa.

Esta é a quinta etapa do projeto iniciado no passado 25 de abril em Bragança, e que visa apresentar dois escritores à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que também pode intervir.

A conversa na capital da Beira Baixa está marcada para as 21h30 e na mesa “estarão temas da atualidade, os livros e a literatura, e também as viagens protagonizadas por estes dois escritores”, disse à Lusa fonte da Porto Editora.

José Eduardo Agualusa nasceu há 54 anos no Huambo, em Angola, é autor de vários romances, entre os quais, “A conjura”, vencedor do Prémio Revelação Sonangol, “Nação crioula”, vencedor do Grande Prémio de Literatura RTP, “Fronteiras perdidas”, com o qual recebeu o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores e ainda “O ano que Zumbi tomou o Rio”, “O vendedor de passados” e, mais recentemente, “O livro dos camaleões”.

A espanhola Rosa Montero, de 64 anos, estudou jornalismo e psicologia, e colabora desde 1976 em exclusivo com o jornal El País. Em 1980 recebeu o Prémio Nacional de Jornalismo, de Espanha, e em 2005, o Prémio Rodríguez Santamaría de Jornalismo.

Os seus romances estão traduzidos em diversas línguas, e segundo a mesma fonte é “considerada uma figura central da literatura espanhola contemporânea”.

Em Portugal estão disponíveis os romances “A filha do canibal”, “A louca de casa”, “Instruções para salvar o mundo”, “Lágrimas na chuva”, “Amor que mata” e, mais recentemente, “A ridícula ideia de não voltar a ver-te”.

“Um festival em capítulos”, foi como Rui Couceiro, da Porto Editora, definiu a “Viagem literária”, acrescentando que “é uma iniciativa democrática, porque é gratuita e também porque é descentralizadora”.

Depois de Bragança, a “Viagem literária” fez etapas em Vila Real, Viseu, e Guarda, cidade que contou com Francisco José Viegas, que conversou com o escritor José Rentes de Carvalho.

Depois da Guarda, a “Viagem literária” segue no dia 20 de setembro para Portalegre, em que participam Teolinda Gersão e Valter Hugo Mãe.


Conteúdo Recomendado