Casas sustentáveis de baixo custo substituem edifícios devolutos em Gouveia

Casas sustentáveis de baixo custo vão substituir edifícios devolutos do centro histórico de Gouveia, no âmbito de um projeto que envolve a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Gouveia, foi hoje anunciado.

O projeto, denominado SENZEB (Serra da Estrela nearly zero-energy buildings), coordenado pela Universidade de Coimbra, vai ser apresentado durante uma conferência agendada para as 14 horas do dia 19, para o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Segundo os promotores, o principal objetivo do projeto é “promover a construção e a reabilitação urbana ecoeficiente, demonstrando como é possível construir edifícios de habitação energeticamente eficientes a custos acessíveis”.

A fonte refere que no âmbito do SENZEB, edifícios devolutos de Gouveia, localizados numa das regiões climaticamente mais exigentes do território nacional, “vão dar lugar a residências de elevadíssimo desempenho energético, com custos de construção controlados e arrendamento acessível”.

A iniciativa resultará na construção de casas-piloto, que demonstrarão a viabilidade dos objetivos anunciados.

A dimensão prática do projeto será desenvolvida de forma faseada: uma casa-piloto de construção otimizada (fase 1), promovida e financiada por parceiros privados, para ensaio de soluções; seguida de um projeto-piloto de reabilitação, promovido e cofinanciado pelo município de Gouveia, de um edifício autónomo (fase 2), integrado num conjunto devoluto mais amplo a intervir seguidamente (fase 3).

Os resultados desta iniciativa vão dar origem a um ‘dossiê’ de compilação das estratégias, técnicas, materiais e fabricantes que tornam a construção e a reabilitação sustentáveis acessíveis a toda a população, tornando possível a sua replicação noutras iniciativas nacionais ou comunitárias.

Segundo os promotores, a localização escolhida para a concretização deste projeto permite “aliar o desafio técnico, proporcionado por um território ambientalmente exigente, à responsabilidade social de investir no interior do país, nomeadamente numa das regiões mais afetadas pelo envelhecimento da população e pelo abandono das camadas mais jovens”.

Desta forma, o SENZEB prevê estimular a fixação de população nos centros urbanos, “com residências a custos acessíveis e com condições de conforto e qualidade de vida compatíveis com padrões que a atualidade reclama”.

O Serra da Estrela nearly zero-energy buildings nasceu de uma associação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e o coletivo Archigraphics Studio, à qual já se juntaram diversos parceiros estratégicos na fileira da construção, laboratórios e centros de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra e o Município de Gouveia.

O mesmo projeto surgiu no âmbito da Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios que obriga a que, a partir de 2020, todos os edifícios novos cumpram uma ambiciosa meta de eficiência energética.

A conferência de apresentação, a realizar em Coimbra, no dia 19, deverá contar com a presença da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.


Conteúdo Recomendado