Casa da Sagrada Família vence Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques

O montante destina-se à aquisição de uma caldeira a pellets, de grande dimensão, necessária ao conforto térmico dos utentes, devido às características do edifício antigo.

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques vai, este ano, para a Casa da Sagrada Família, na Guarda, instituição vencedora, que excecionalmente e devido à pandemia por Covid-19, recebe o prémio de forma especial, através das diversas ferramentas digitais disponíveis, e não presencialmente, como é habitual, refere uma nota informativa do Escape Livre.


O Prémio foi instituído em 2014, como forma de assinalar o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e realiza-se pelo sétimo ano consecutivo, e quarto ano com o patrocinador TBM.


Por votação da maioria dos elementos do júri, que aconteceu de forma digital, juntando à distância os parceiros do projeto, este ano foi contemplada a candidatura da Casa da Sagrada Família da Guarda, sendo o montante destinado à aquisição de uma caldeira a pellets, de grande dimensão, necessária ao conforto térmico dos utentes, devido às características do edifício antigo.


A Casa da Sagrada Família, na Guarda, é uma instituição que acolhe atualmente 16 crianças e jovens, entre os 12 e os 19 anos, uma delas em apartamento e regime de autonomia, provenientes de algumas situações problemáticas, e privadas do meio familiar normal.

Segundo a diretora da Casa da Sagrada Família, Irmã Fátima Vieira, “apoiar e trabalhar com crianças e jovens exige uma constante melhoria das condições que oferecemos. Nesta altura de especial desafio a nível mundial surge uma boa notícia. Assim, a Casa da Sagrada família da Guarda agradece esta preciosa ajuda”.


Este ano, o Prémio Solidário recebeu 12 candidaturas das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda, que apresentaram projetos diversos, desde a aquisição de materiais essenciais ao seu funcionamento à construção ou remodelação de estruturas de apoio aos utentes.


Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salienta que “Este ano, o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques tem ainda mais valor. Sabemos que perante a atual situação de pandemia, estas instituições sentem redobradas dificuldades a todos os níveis e, mais do que nunca, acreditamos que faremos sorrir os seus utentes”.


Para Bernardo Marques, gerente da empresa TBM, patrocinadora do prémio desde 2017, “este é um projeto ao qual queremos dar continuidade no futuro. Desejamos que neste ano especial, por todas as condicionantes da pandemia, este prémio possa ser um acrescido conforto à instituição vencedora”.


O sétimo aniversário da Cápsula do Tempo continua as suas comemorações, como habitualmente, no dia 1 de julho. O programa da celebração do aniversário deverá ser adaptado às novas circunstâncias e será oportunamente divulgado, conclui a nota informativa.


Conteúdo Recomendado