Casa da Cultura de Pinhel entre finalistas do prémio FAD na categoria Design Interiores

Um hotel em Tavira, uma biblioteca em Loures e um espaço comercial e cultural no Funchal estão entre os finalistas do Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitetura, cujos vencedores serão conhecidos hoje, em Barcelona.

De acordo com informação disponibilizada na página do prémio na Internet, entre os 37  selecionados e apenas 16 finalistas,  divididos em cinco categorias, estão nove obras portuguesas.

Na categoria Arquitetura, na qual competem seis obras, estão o Ozadi Tavira Hotel, em Tavira, o escritório Casinha no Porto, na cidade Invicta, e a Casa E/C, uma casa de férias na Ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores.

Entre os cinco finalistas da categoria Design de Interiores estão a Biblioteca São Paulo, na freguesia da Apelação, Loures, a Casa da Cultura de Pinhel e um apartamento na Calçada da Estrela, em Lisboa.

Em Paisagismo, categoria na qual há dois finalistas, está o Armazém do Mercado, situado no centro do Funchal, na Ilha da Madeira.

Em Pensamento e Crítica, em que são distinguidas obras dedicadas à arquitetura, surgem o Jornal Arquitetos, da Ordem dos Arquitetos, e “O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitetura em Portugal”, da Dafne Editora.

Este livro, editado no ano passado, partiu de um ciclo de cinema da Cinemateca Portuguesa, com o núcleo de cinema da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, coordenado pelo arquiteto José Neves em 2007/2008, que reuniu personalidades como os cineastas Paulo Rocha, Fernando Lopes, João Botelho e Pedro Costa, com arquitetos como Nuno Portas, Souto de Moura e Nuno Teotónio Pereira, entre outros.

Na categoria Intervenções Efémeras, na qual há três finalistas, não há nenhum projeto português.

O FAD é uma associação privada sem fins lucrativos criada em Barcelona, com o objetivo de promover o desenho e a arquitetura na vida cultural e económica do país, articulando-se com várias associações profissionais relacionadas com estas disciplinas.


Conteúdo Recomendado