Carta Europeia de Turismo Sustentável da Serra da Malcata pode ser alargada a Espanha

https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/16806883_1372380816169498_7442931178558319822_n.jpg?oh=d8768ac5098276fea8e47868b71d50fe&oe=59A0CDE9

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do território da Serra da Malcata, denominada “Terras do Lince” e dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, pode vir a ser alargada a território espanhol, foi hoje anunciado.

A Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) atribuiu em dezembro de 2016 a CETS “Terras do Lince” à candidatura do território da Serra da Malcata, que abrange dois municípios do distrito da Guarda (Almeida e Sabugal) e um de Castelo Branco (Penamacor), mas a entidade responsável pela gestão e coordenação do projeto admite ampliar a área de abrangência a Espanha.

“Queremos que durante este período de cinco anos, que é o período que dura a certificação, que nos seja possível alargar [a área de influência] à vizinha Espanha, aproveitando esta raia, esta fronteira que nos une, com as ‘mancomunidades’ (associações criadas entre vários municípios espanhóis) que estão contínuas ao nosso território”, disse hoje à agência Lusa Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida.

Segundo a responsável pela associação que faz a gestão da CETS “Terras do Lince”, nos próximos cinco anos haverá “muito trabalho” a fazer com este objetivo e para que o turismo sustentável ajude a desenvolver o território transfronteiriço.

Dulcineia Catarina Moura referiu que as entidades espanholas conhecem o projeto e “estão muito empenhadas neste alargamento geográfico da ‘Terras do Lince’ e na temática do turismo sustentável”.

O projeto poderá vir a ser estendido à Serra da Gata, em Espanha, lembrando a coordenadora da Territórios do Côa que, quando a candidatura foi iniciada, a carta chegou a ter a denominação de “Gata – Malcata”, precisamente pela intenção de unir os territórios de ambos os lados da fronteira.

Em dezembro de 2016, a “Terras do Lince” obteve a certificação após cumprir “com as condições prévias para o reconhecimento da sua CETS, nomeadamente a análise da situação atual em todas as áreas relacionadas com o turismo, a elaboração de uma estratégia e a formulação de um plano de ação para um horizonte de cinco anos”.

Segundo a associação Territórios do Côa, a candidatura tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas.

Do plano de ação da CETS fazem parte vários projetos, a cargo de várias entidades como os municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, a Associação de Municípios da Cova da Beira, a Associação Empresarial do Sabugal, Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, o Instituto Politécnico da Guarda, o Turismo Centro de Portugal e a Universidade da Beira Interior.


Conteúdo Recomendado