Cápsula do Tempo Guarda 2050 assinala 7º aniversário

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 assinala, a 1 de julho, o seu sétimo aniversário.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social é este ano a convidada de honra num programa a decorrer ao ar livre, ajustado às imposições ligadas com a Covid-19.

“A pandemia no Interior – desafios e oportunidades” será o tema deste ano e a abordar por Ana Mendes Godinho. Todo o programa decorre, nesta edição de aniversário, junto à Torre de Menagem e Cápsula do Tempo, e tem início às 17h30, com o cinzelar simbólico da pedra do ano 2020, também pela ministra, e com a plantação da árvore na Encosta do Tempo.

O tema que marca de forma indelével 2020, será abordado pelas 18h00, junto à Cápsula do Tempo. A sessão de aniversário termina com o lançamento de mais uma criativa chávena de coleção alusiva à Cápsula, da autoria do arquiteto António Saraiva, este ano com referência ao Anjo da Guarda.

O programa é aberto ao público e, como habitualmente, pretende envolver a comunidade na reflexão e no debate, com um tema pertinente da atualidade. A organização – Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude – com a parceria da Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda – assegura lugares sentados com o devido distanciamento recomendado pela DGS.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “O aniversário da Cápsula do Tempo, a 1 de julho, conta este ano, com contornos especiais devido às restrições da pandemia, mas de alguma forma tinha que ser assinalada, pelo que neste processo foi imprescindível a colaboração de todos os parceiros da Cápsula do Tempo para encontrar uma solução adequada para o programa. Entendemos que a presença da ministra Ana Mendes Godinho, com toda a clareza, proatividade e frontalidade que a caracterizam, é uma grande mais valia neste sétimo aniversário e acreditamos que não vai deixar ninguém indiferente.

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL, a ROAMER e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.

PROGRAMA

1 de julho de 2020

17h30 – Encosta do Tempo/ Torre de Menagem

  • Cinzelar da laje com o ano 2020 no Passeio do Tempo, por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
  • Plantação da árvore na Encosta do Tempo

18h00 – Encosta do Tempo / Torre de Menagem

  • Conversa ao ar livre: “A pandemia no Interior – desafios e oportunidades”, por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
  • Apresentação da chávena 2020 da coleção Cápsula do Tempo, por António Saraiva



Conteúdo Recomendado