Cápsula do Tempo Guarda 2050 assinala 5º Aniversário

“Portugal Inteiro, o combate ao Interior” é o tema da conferência que assinala o quinto aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, tendo como orador Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal.

O aniversário é celebrado no dia 1 de julho e, este ano, “por se tratar da quinta edição, acrescenta um marco especial: numa alusão ao Tempo e colocado ao serviço de todos os visitantes, um novo monumento será colocado na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem”, refere o Clube Escape Livre.

Este ano o programa decorre no período da manhã de domingo, dia 1, pelas 10h30, e tem como pontos-chave o cinzelar da laje com o ano 2018 no Passeio do Tempo por Rui Isidro, diretor da Rádio Altitude, que celebra 65 anos de emissões a partir da Guarda. Segue-se a plantação de uma árvore e a inauguração do novo monumento, um relógio solar em aço e granito da autoria de António Saraiva, instalado na Encosta do Tempo com o apoio da Roamer, reputada marca suíça de relógios manufaturados.

As comemorações prosseguem no Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, na Rua Soeiro Viegas, pelas 11h15, espaço que é novamente palco da conferência que pretende assinalar o aniversário da Cápsula e impulsionar a troca de ideias sobre a região da Guarda. Pedro Machado irá falar de um Portugal mobilizado para o Interior. A apresentação de mais uma chávena de colecção alusiva à Cápsula remata este programa aberto a todo o público.

Para Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “Em 2018 queremos adicionar uma mais-valia ao aniversário do projecto e à cidade da Guarda. Acreditamos que a colocação de uma escultura que é simultaneamente um monumento e uma alusão ao Tempo – já que é disso que trata também a Cápsula – só vem enriquecer o espaço nobre que é a Encosta do Tempo, não apenas como novo atractivo para os que visitam o ponto mais alto da Guarda, como para o embelezamento daquele local”.

O que é a Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos sobre o presente e o futuro da Guarda e da região, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais. A sua abertura deverá acontecer a 1 de Julho de 2050, sendo que até lá é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região.


Conteúdo Recomendado