Cápsula do Tempo em exibição no Vivaci

Falta apenas um mês para que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 seja enterrada, mas até lá vários serão os momentos a destacar. A Cápsula do Tempo Guarda 2050, já finalizada por parte da equipa técnica e científica do Instituto Politécnico da Guarda, vai estar em exposição no Centro Comercial Vivaci, na Guarda, até ao […]

Falta apenas um mês para que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 seja enterrada, mas até lá vários serão os momentos a destacar.
A Cápsula do Tempo Guarda 2050, já finalizada por parte da equipa técnica e científica do Instituto Politécnico da Guarda, vai estar em exposição no Centro Comercial Vivaci, na Guarda, até ao dia 24 de junho, uma forma de permitir a divulgação e o acesso ao público em geral. A cápsula vai poder ser vista no centro comercial Vivaci da Guarda durante alguns dias, sendo que no último dia da exposição, a 24 de junho, pelas 18 horas, irá decorrer o momento de colocação de todos os recetáculos no seu interior. No dia 1 de julho, a Cápsula segue para a Torre de Menagem, onde será enterrada, uma cerimónia que tem como patrono Francisco Pinto Balsemão. Entretanto, a entrega dos recetáculos por parte das personalidades e instituições, todos eles contendo testemunhos, fotografias e objetos – e, quem sabe, um segredo – está a decorrer a bom ritmo e praticamente concluída. A importância da Cápsula do Tempo Guarda 2050 levou a que a Citroën se associasse a esta iniciativa, sendo a marca automóvel oficial, o que se irá traduzir numa série de ações a desenvolver antes e depois do encerramento, no dia 1 de julho. Também em parceria com a Agência para a Promoção da Guarda, a área envolvente à Torre de Menagem, na zona de acesso à torre e zona da Cápsula, deverá ser simbolicamente denominada de Encosta do Tempo. Assim, todos os dias 1 de julho até 2050, será gravada a respetiva data em cada uma das lajes ali colocadas de forma estruturada. Na mesma data, também uma árvore será plantada nas proximidades. Recorde-se que a Cápsula do Tempo é um projeto do Programa Escape Livre anunciado por ocasião da comemoração dos 40 anos do Programa Escape Livre, em Fevereiro deste ano, e que é o mais antigo programa automóvel em Portugal. A Cápsula visa pensar o presente e o futuro da cidade e região da Guarda e conta com os testemunhos, as fotos e um objeto de cada uma das 40 pessoas de várias áreas profissionais e faixas etárias, de alguma forma ligadas à Guarda, convidadas a integrar o projeto. Além destas, a Cápsula encerra ainda alguns recetáculos com testemunhos de grupo, nomeadamente de escolas da cidade, parceiros e outras. Entre os participantes estão nomes como Carvalho Rodrigues, cientista; Eduardo Lourenço, ensaísta e filósofo; Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa e Manuel Felício, bispo da diocese da Guarda.

Conteúdo Recomendado