A Capital do Queijo da Serra da Estrela está em festa

A Feira do Queijo de Celorico da Beira começa hoje e prolonga-se até ao dia 26 de fevereiro com muitas atividades e animação.

De 18 a 26 de fevereiro, a vila que é conhecida como a capital do Queijo Serra da Estrela irá promover um certame dedicado ao produto endógeno da região que é rei por estes dias.
Segundo a autarquia, “o certame irá incluir  diversas atividades que pretendem promover o que de melhor o concelho tem para oferecer, com especial enfoque para a promoção do Queijo Serra da Estrela, da pastorícia, dos saberes e sabores de Celorico da Beira, passando pelo riquíssimo e vasto património cultural e histórico que fazem com que o concelho seja cada vez mais procurado por turistas oriundos dos quatros cantos do país e até do estrangeiro, com especial realce para turistas oriundos da província de Salamanca, fruto de algumas acções promocionais lá realizadas.”
A edição deste ano, irá oferecer aos visitantes um vasto e diversificado programa que terá o seu início hoje e que se prolongará até ao dia 26.
No primeiro dia da Feira do Queijo será realizada uma Montaria ao Javali, denominada “Montaria e o melhor queijo do mundo”, organizada pelo Clube de Caça e Pesca do Fornotelheiro, sendo a parte da tarde dedicada toda ela a uma concentração de grupos de concertinas, que contará com cerca de doze grupos conceituados oriundos da região.
Na tarde do dia 19 de fevereiro, a estação televisiva TVI irá transmitir em direto a partir de Celorico da Beira o Programa “Somos Portugal”, trazendo um vasto elenco de artistas.
Refira-se que este é um programa de cariz popular com uma audiência média a rondar cerca de 1 milhão e meio de telespectadores e terá cerca de 7 horas de emissão entre as 12 e as 20 horas em direto, em que o alinhamento musical é composto por vários artistas de música portuguesa.
Este programa permite uma grande divulgação da Feira do Queijo e da Capital do Queijo Serra da Estrela, não só nas auto promoções da antena como também no conteúdo do programa que incidirá naturalmente sobre a mesma bem como Celorico da Beira enquanto destino gastronómico e turístico, dando a conhecer outros pontos de interesse. O programa também será composto de reportagens previamente gravadas e entrevistas em palco, e ainda com reportagens em direto do evento e outros locais/temas de interesse.
No dia 24 de fevereiro, haverá uma diversificada animação de rua, assim como decorrerá o tradicional desfile de Carnaval organizado pela comunidade educativa local e que percorrerá as principais avenidas da vila.
Neste dia, nas instalações do Cinema-Centro Cultural de Celorico da Beira, será inaugurada uma exposição intitulada “Leite, Cardo e mãos frias”, que ficará patente durante os dias do certame. À tarde será a vez de a artista Rebeca subir ao palco para realizar um concerto, onde cantará os seus maiores êxitos musicais. À noite será a vez do Cinema – Centro Cultural acolher a Revista à Portuguesa “Tu Queres é Revista”, com um elenco de luxo onde são cabeças de cartaz Tozé Martinho e Carla Janeiro.
No dia 25, será efetuado um Passeio TT na parte da manhã terá também lugar um seminário dirigido a todos os agricultores e que irá abordar a temática da segurança na agricultura.
Durante a tarde desenrolar-se-á um festival de tunas académicas e à noite Augusto Canário e Amigos irão animar os presentes.
O último dia do certame será no dia 26 de fevereiro e culminará com inúmeras atividades, iniciando o dia com uma caminhada denominada “Rota do Queijo”, um Desfile de Carnaval que percorrerá a principal avenida de Celorico da Beira. No mercado irá decorrer um Festival de Folclore que trará o mais genuíno do folclore português.
O Cantinho do Petisco irá funcionar durante o certame e incluirá petiscos confecionados com Queijo Serra da Estrela, procurando apelar à inovação dos profissionais da restauração do concelho de Celorico da Beira.

 


Conteúdo Recomendado