Capeia Arraiana amanhã nos Forcalhos

A próxima Capeia Arraiana realiza-se amanhã nos Forcalhos, dia 20 de agosto.

A Câmara Municipal do Sabugal anunciou o ciclo anual das capeias arraianas, touradas tradicionais da Zona do Sabugal, que irá decorrer até ao dia 25 de agosto.

Segundo o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a Capeia Arraiana é “uma manifestação tauromáquica específica das comunidades de onze freguesias do concelho do Sabugal, caracterizada pelo facto de a lide do touro bravo ser realizada com o auxílio do forcão, estrutura triangular em madeira suportada pelo grupo de homens que enfrenta as investidas do touro”.

A próxima capeia realiza-se amanhã, dia 20 de agosto, nos Forcalhos. 

Na semana seguinte, o ciclo das capeias arraianas irão realizar-se nas seguintes localidades: Nave (14 de agosto), Aldeia da Ponte (15 de agosto), Ozendo (15 de agosto), Vale de Espinho (16 de agosto), Alfaiates (17 de agosto), Forcalhos (20 de agosto), Fóios(21 de agosto) e Aldeia Velha (25 de agosto).

O ponto alto da época acontece a 18 de agosto com o tradicional festival “Ó Forcão Rapazes!”, este ano realizado no Soito, onde as equipas de nove aldeias rivalizam para conseguir a melhor lide naquele que já é considerado o “campeonato do mundo do forcão”, assim designado por o Sabugal ser o único sítio do planeta onde os touros são corridos desta maneira.

A Capeia Arraiana, que anualmente atrai milhares de pessoas à região transfronteiriça é reconhecida como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, bem como se encontra registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI).

 


Conteúdo Recomendado