Capeia Arraiana na aldeia de Nave

A próxima Capeia Arraiana realiza-se amanhã na aldeia de Nave, no concelho do Sabugal.

A Câmara Municipal do Sabugal anunciou o ciclo anual das capeias arraianas, touradas tradicionais da Zona do Sabugal, que irá decorrer até ao dia 25 de agosto.

Segundo o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a Capeia Arraiana é “uma manifestação tauromáquica específica das comunidades de onze freguesias do concelho do Sabugal, caracterizada pelo facto de a lide do touro bravo ser realizada com o auxílio do forcão, estrutura triangular em madeira suportada pelo grupo de homens que enfrenta as investidas do touro”.

A próxima capeia realiza-se dia 14 de agosto, na Nave. 

Nos dias seguintes, o ciclo das capeias arraianas irão realizar-se nas seguintes localidades: Aldeia da Ponte (15 de agosto), Ozendo (15 de agosto), Vale de Espinho (16 de agosto), Alfaiates (17 de agosto), Forcalhos (20 de agosto), Fóios(21 de agosto) e Aldeia Velha (25 de agosto).

O ponto alto da época acontece a 18 de agosto com o tradicional festival “Ó Forcão Rapazes!”, este ano realizado no Soito, onde as equipas de nove aldeias rivalizam para conseguir a melhor lide naquele que já é considerado o “campeonato do mundo do forcão”, assim designado por o Sabugal ser o único sítio do planeta onde os touros são corridos desta maneira.

A Capeia Arraiana, que anualmente atrai milhares de pessoas à região transfronteiriça é reconhecida como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, bem como se encontra registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI).

 


Conteúdo Recomendado