Candidaturas ao “Porta 65 Jovem” arrancam sexta-feira

Programa volta a apoiar arrendamento jovem.

Na próxima sexta-feira, dia 17 de abril, pelas 10 horas, irá arrancar o primeiro período de candidaturas deste ano ao “Porta 65 Jovem”, programa que se destina a apoiar financeiramente o arrendamento de habitação por jovens com idade entre os 18 e os 30 anos. Os interessados podem candidatar-se, exclusivamente ‘online’, até às 18 horas de dia 18 de maio.

O apoio cedido pelo programa “consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, sendo beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais”, pode ler-se no site oficial do “Porta 65”.

A iniciativa destina-se a apoiar jovens que vivam sozinhos, jovens em coabitação e jovens casais (casados ou em união de facto) tendo como objetivo “regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando estilos de vida mais autónomos”, “a reabilitação de áreas urbanas degradadas” e “a dinamização do mercado de arrendamento”.

Podem candidatar-se ao programa jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais, um dos elementos pode ter até 32 anos), que sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I.

Só serão considerados candidatos que “não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação”, não sejam proprietários ou arrendatários para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional e que não possuam quaisquer relações de parentesco ou afim com o senhorio.

Os jovens que pretendam efetuar candidatura podem solicitar apoio nas instalações do IHRU, em Lisboa e Porto, ou nas Lojas Ponto JA, do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Poderão ainda contactar os serviços através dos números 21 723 15 00 (tecla 2) ou 707 101 112, adianta o site oficial do programa.

A lista de resultados da última fase de candidaturas, que decorreu entre 15 de Dezembro de 2014 e 15 de Janeiro de 2015, acaba de ser publicada, destacando-se um “aumento do número de candidaturas com subvenção – 1.432 candidaturas”, o que representa um crescimento “de cerca de 12% face ao período homólogo de 2013”.


Conteúdo Recomendado